Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Lançado edital 2020 para programas da Assistência Estudantil

Lançado edital 2020 para programas da Assistência Estudantil

Inscrições começam no dia 16/03 mediante o preenchimento do questionário socieconômico online.

publicado: 10/03/2020 11h16, última modificação: 16/03/2020 14h38

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo torna público o EDITAL para a seleção de bolsistas da Assistência Estudantil, envolvendo os programas de Auxílio Permanência (PAuP), Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad), Bolsa de Estudo (PBE) e Apoio às Atividades Estudantis (PAAE). As inscrições começam no dia 16 de março e as vagas podem ser pleiteadas por estudantes de todos os cursos técnicos das modalidades integrado e subsequente ao ensino médio, devidamente matriculados no ano letivo de 2020 (CLIQUE AQUI para acessar o questionário socioeconômico).

A Política de Assistência Estudantil do Ifal tem por finalidade possibilitar condições para o acesso dos estudantes, a permanência deles com qualidade na instituição e a conclusão com êxito nos cursos presenciais de nível médio. Nesse sentido, o edital visa selecionar os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que possuam despesas para acessar e permanecer no campus.

O primeiro passo para participar da seleção é se inscrever preenchendo o questionário socieconômico que estará disponível no site do Ifal Penedo, no período de 16 a 23 de março. A segunda etapa será a entrega da documentação, na recepção do campus, até o dia 27 de março. Vale ressaltar que a documentação deve estar completa, pois a pendência de qualquer documento ou sua entrega fora do prazo estabelecido cancelará a possibilidade de seguir adiante no processo de seleção. Os documentos exigidos estão listados no item 6 do EDITAL.

Entre os dias 30 de março e 20 de abril, o Serviço Social se dedicará ao trabalho de análise socioeconômica dos inscritos, a partir das informações do questionário preenchido e documentos entregues. Em seguida, ocorrerá a convocação para a etapa de entrevistas, cujo calendário com os nomes dos convocados, data e horário específicos de atendimento será divulgado no dia 22 de abril. Conforme o edital, o período para realização das entrevistas será de 27 de abril a 1º de maio. Já a divulgação do resultado preliminar está prevista para 7 de maio e do resultado final no dia 15 do mesmo mês.

O edital deste ano traz algumas mudanças em relação à seleção do ano passado. “As entrevistas, por exemplo, não serão realizadas com todos os estudantes. Por isso, houve alteração nas etapas do processo. Primeiro, faremos a análise socioeconômica e depois as entrevistas”, disse a assistente social do Campus Penedo, Kamilla Duarte, destacando que é também importante que os estudantes observem as mudanças na documentação exigida. “Uma outra novidade é que já inserimos neste edital, o PAAE [Programa de Apoio às Atividades Estudantis] para a concessão de óculos corretivos de grau. Então os estudantes que tiverem essa necessidade já devem se inscrever neste edital e observar o cronograma, porque o atestado das consultas só deverão ser entregues por eles em julho”, ressaltou a servidora.

Sobre os programas

PAuP – O Programa Auxílio Permanência se caracteriza pela transferência de recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Os valores dos auxílios são variáveis de R$100,00 (cem reais) a R$300,00 (trezentos reais) e definidos de acordo com a realidade social de cada estudante.

Pipad – O Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas se caracteriza pela transferência de recursos financeiros por meio de bolsa, que possibilita aos estudantes o despertar para as experiências artísticas ou desportivas, que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas. O valor da bolsa será de R$ 200,00 (duzentos reais).

PBE – O Programa Bolsa de Estudo se caracteriza pela transferência de recurso financeiro destinado aos estudantes que participam de programas ou projetos de Pesquisa ou Extensão na condição de colaboradores. O valor da bolsa será de R$ 200,00 (duzentos reais).

PAAE – O Programa de Apoio às Atividades Estudantis se caracteriza pela concessão de recursos materiais que engloba o fornecimento de óculos corretivos, fardamento escolar e material didático. Devem concorrer a este edital apenas os estudantes interessados na aquisição de óculos corretivos de grau.

Dúvidas acerca do edital podem ser enviadas ao e-mail servicosocial.penedo@ifal.edu.br. Para a documentação solicitada, os modelos de requerimentos e declarações estão disponíveis no site do Ifal Penedo, na página da Assistência Estudantil > Serviço Social (CLIQUE AQUI para acessá-la).