Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Integração entre escola e família marca 1º dia de acolhimento das novas turmas

Integração entre escola e família marca 1º dia de acolhimento das novas turmas

Turmas 2019 dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química foram recebidas, nesta segunda-feira (11), com seus familiares.

publicado: 12/03/2019 08h31, última modificação: 02/05/2024 15h04
Exibir carrossel de imagens Vilma Leite e seu filho Erik, aprovado em 1º lugar para o curso de Meio Ambiente (vespertino).

O Ifal Penedo recebeu, nesta segunda-feira (11), as novas turmas dos cursos técnicos integrados, abrindo a programação especial do acolhimento 2019. As atividades do primeiro dia incluíram a participação das mães, pais e outros familiares dos estudantes calouros, como forma de prepará-los para uma relação de parceria que deve existir e ser fortalecida ao longo da jornada do aluno na instituição.

A importância da integração entre a escola e a família no processo pedagógico foi destacada tanto pela equipe diretiva do campus, que oficializou as boas-vindas aos novos estudantes, quanto pelo palestrante convidado para a programação de abertura do evento. “A gente espera que o Ifal contribua transformando os filhos de vocês e, por extensão, a família. Mas, para uma educação de qualidade, a presença de vocês é imprescindível. Venham à escola, acompanhem de perto seus filhos nesse mundo acadêmico. A gente conta com isso para o fortalecimento de nossa instituição”, ressaltou o diretor-geral Carlson Lamenha.

No que depender da mãe do Erik Leite, estudante aprovado em primeiro lugar para o curso técnico em Meio Ambiente (turma vespertina), a parceria escola-família será fortalecida diariamente. “Já conhecia o Ifal porque fiz um curso Pronatec no campus em 2014, e ver agora meu filho ingressar na instituição é a realização de um sonho. É uma grande oportunidade de acesso a um ensino de qualidade e eu pretendo não deixar ele desperdiçar. Quero acompanhar de perto todo esse processo”, disse orgulhosa a cabeleireira Vilma Leite.

As particularidades que fazem do Ifal uma instituição de ensino pública de qualidade, referência em Penedo e região, fizeram parte do discurso do chefe do Departamento Acadêmico, Jarbas Maurício Gomes, durante o evento de boas-vindas no auditório. Ao explicar a estrutura organizacional da pasta que gerencia, ele destacou a qualificação do corpo docente e a equipe de técnicos administrativos que dão suporte a essa estrutura. “Além de oferecermos um ensino médio que integra a formação técnica, contamos com um aparato de profissionais, como pedagogas, assistente social, psicóloga e nutricionista, cuja atuação fortalece o nosso diferencial”, afirmou Jarbas.

Palestra sobre “ECA, família e as tensões na adolescência: desafios atuais”, ministrada pelo conselheiro tutelar Alysson Dantas.Palestra – A palestra que abriu a programação do acolhimento teve como tema “ECA, família e as tensões na adolescência: desafios atuais”. De forma dinâmica, com o auxílio de música, vídeo e buscando a interação com o público, o conselheiro tutelar convidado, Alysson Dantas, falou sobre direitos, deveres e sanções previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, que em julho deste ano completará 29 anos de existência.

Além de esclarecer sobre o papel dos conselhos tutelares e citar casos de violação de direitos, o palestrante reforçou a mensagem da equipe diretiva do Campus Penedo sobre a necessidade de participação efetiva das mães, pais ou responsáveis no ambiente escolar. “Dependemos uns dos outros e, para que as coisas fluam bem, é preciso que cada um dê sua colaboração dentro de sua realidade, ou seja, enquanto aluno, família e equipe da escola”, concluiu.

Ao final do evento, a técnica em assuntos educacionais, Giselle Moreira, que integra a equipe pedagógica responsável pelo acolhimento, agradeceu às mães, pais e demais familiares presentes a confiança depositada na instituição. “Desejamos que o Ifal seja um espaço harmonioso e de construção de conhecimento”, ressaltou. O encerramento das atividades do dia ocorreu com o sorteio de uma muda de ipê. Ao estudante sorteado, foi dada a missão de plantar e cuidar da planta. A ideia é que a ação simbolize a relação de cuidado que deve ser construída entre alunos, instituição de ensino e família.

Interação dos calouros com estudantes veteranos das turmas de 4º ano de Meio Ambiente.Boas-vindas dos veteranos – Antes de serem direcionadas para o auditório, as novas turmas de Meio Ambiente e Química tiveram um momento de integração com estudantes do 4º ano dos cursos de Meio Ambiente e Açúcar e Álcool. Os veteranos se envolveram na atividade de acolhimento, dando boas-vindas especiais para os calouros. De forma descontraída, eles apresentaram as oportunidades e dificuldades na vida de quem estuda em um instituto federal. Empolgados, os novatos participaram de dinâmicas e aceitaram pintar o rosto, estampando o orgulho de estarem ingressando no Ifal.

Para conferir todas as fotos do primeiro dia do acolhimento, acesse álbum publicado em nossa página no Facebook