Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > InovIFAL: célula incubadora do Campus Penedo abre inscrições para selecionar empreendimentos

Edital 2024 é destinado a empreendedores de Penedo e região e empresas constituídas, prioritariamente, por discentes e egressos com ideias inovadoras
publicado: 08/03/2024 09h12, última modificação: 11/03/2024 09h12

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo abriu nesta sexta-feira, 8, as inscrições para selecionar quatro empreendimentos que terão o suporte da InovIFAL – Célula Incubadora de Empreendimentos (CIE) de base tecnológica, social ou mista da unidade de ensino. O Edital nº 01/2024 lançado esta semana destina-se a apoiar pessoas e empresas de Penedo e região, prioritariamente constituídas por alunos e egressos do Ifal com perfil empreendedor e inovador.

Os interessados em apresentar suas propostas deverão se inscrever, de forma gratuita, até o dia 29 de março, por meio do link: bit.ly/inscricaoInovIFAL. Além do preenchimento do formulário on-line, a página exige o envio da documentação. Um desses documentos é o Modelo de Negócios, disponível no Anexo II do edital. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail pesquisa.penedo@ifal.edu.br.

Ao oferecer suporte material e apoio técnico especializado com a incubação de empreendimentos, o diferencial buscado pelo Ifal é a realização de atividades voltadas à inovação, comprometidas com o desenvolvimento de novos produtos e/ou processos. As propostas podem estar ligadas às áreas de serviços ou industriais, que dialogam com os eixos tecnológicos dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação ofertados no Campus Penedo.

A seleção das propostas ocorrerá em duas etapas: avaliação do Modelo de Negócios por uma banca, baseado nos critérios descritos no item 9 do edital; e apresentação do Modelo de Negócio pelo representante da proposta. Conforme o cronograma, encerradas as inscrições, o período de análise se dará entre 1º e 8 de abril. Após a análise, a divulgação do resultado da pré-seleção será no dia seguinte, 9, com prazo de recursos no dia 12 do mesmo mês. As entrevistas com a banca avaliadora para apresentação do Modelo de Negócios serão realizadas de 22 a 24 de abril. As demais datas de divulgação de resultados e de previsão de assinatura do convênio com os empreendimentos selecionados devem ser conferidas no item 12 do edital.

Apoio disponibilizado

Das quatro vagas ofertadas, uma é na modalidade pré-incubação, duas para empresas incubadas residentes e uma não residente. Os detalhes sobre o suporte destinado a cada modalidade estão explicados no item 3 do edital. Dentre os serviços disponibilizados pela CIE InovIFAL do Campus Penedo, estão a orientação na elaboração e atualização do plano de negócios; orientação na identificação de pesquisadores e tecnólogos que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos ou serviços; busca de soluções para capacitação em gestão empresarial; e infraestrutura para uso compartilhado (no caso de empresas incubadas residentes).

A depender da modalidade de incubação, a vigência desse suporte será de seis meses a um ano, podendo ser prorrogada por igual período. Durante o tempo em que permanecerem formalmente vinculados à célula incubadora, os empreendimentos participantes pagarão taxas mensais. Os valores são pequenos e a medida tem caráter pedagógico e de apoio ao programa InovIFAL. No caso da modalidade de empresas pré-incubadas, está garantida a isenção durante todo o período. Já as incubadas residentes e as não residentes terão carência no primeiro trimestre e, nos seguintes, pagarão valores entre R$ 50,00 e R$ 75,00 por mês.

Para mais detalhes sobre o apoio disponibilizado aos empreendimentos, confira o item 5 do edital.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves