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Ifal Penedo torna públicos dados sobre execução orçamentária e financeira
A planilha terá periodicidade mensal e será publicada no site do campus até o dia 15 do mês subsequente.
A partir deste mês de abril, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Penedo passa a disponibilizar em seu site institucional planilha para acompanhamento da execução orçamentária e financeira da unidade de ensino. O documento terá periodicidade mensal e será publicado até o dia 15 do mês subsequente ou primeiro dia útil após esta data. O acesso ocorrerá por meio do menu lateral da página, no botão Administrativo > Orçamento e Finanças.
A planilha traz dados como a dotação orçamentária inicial para 2017 e quanto do montante está previsto para as despesas correntes e de capital. A primeira está relacionada aos recursos destinados ao funcionamento do campus. Estão incluídos nesse tipo de despesa os gastos com veículos, manutenção e conservação predial, terceirização de mão de obra, diárias, ajudas de custo para eventos e visitas técnicas, materiais de expediente e limpeza, entre outros. Já as despesas de capital se referem à realização de investimentos, como a aquisição de livros, mobiliário, veículos e equipamentos para laboratórios ou outros fins.
Conforme explica o coordenador de Contabilidade e Finanças, Cláudio Silva, os valores detalhados por despesa previstos na dotação orçamentária anual serão mantidos a cada planilha mensal publicada. “O que vai mudar são as informações de empenho, liquidação e pagamento, que estarão relacionadas ao mês em específico”, informa.
Para esclarecimentos, empenho corresponde à autorização para que o serviço seja executado ou algo seja adquirido. “Sem o empenho, não é possível nem contratar nem comprar”, acrescenta Cláudio Silva. Já a liquidação é a confirmação de que o serviço foi prestado ou algo foi adquirido. O processo é finalizado com o pagamento, que somente é concretizado quando da existência de crédito financeiro.
A iniciativa da equipe de gestão do Ifal Penedo atende a um dos princípios basilares da Administração Pública, que é a publicidade. “O objetivo é dar mais transparência ao gerenciamento dos recursos financeiros do campus, de modo a fortalecer a ideia de controle social dos gastos públicos”, ressalta o chefe do Departamento Administrativo, Carlos Eduardo Menezes.
O diretor-geral do Campus Penedo, Carlson Lamenha Apolinário, enfatiza que a equipe trabalhou cuidadosamente para construir uma planilha que facilitasse a leitura dos dados. “Desse modo, pretendemos possibilitar uma maior participação da comunidade interna e externa, contribuindo para o conhecimento e compreensão efetiva da nossa realidade orçamentária”, finaliza o diretor, que se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos.