Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo participa do Connepi 2018 com sete trabalhos de pesquisa

Ifal Penedo participa do Connepi 2018 com sete trabalhos de pesquisa

O grupo de estudantes responsáveis pelas apresentações viajou na manhã desta terça-feira (27).

publicado: 27/11/2018 16h45, última modificação: 02/05/2024 14h58

A edição 2018 do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) começa nesta terça-feira (27), em Olinda (PE), e o Ifal Penedo participa com a apresentação de sete trabalhos. O grupo de estudantes responsáveis pelas apresentações pegou a estrada no microonibus do campus, nesta manhã, até Maceió, onde se juntou à comitiva formada por participantes de todo o Ifal e seguiu viagem até o município pernambucano.

As experiências levadas serão compartilhadas no formato comunicação oral e exposição de pôster. Quatro dos sete trabalhos têm Penedo, cidade de atuação do campus, e os contextos que a cercam como objeto direto de estudo (confira abaixo a lista completa, com os respectivos estudantes apresentadores).

Connepi - Realizado desde 2006, o evento tem como objetivo impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. A edição 2018 traz como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” e está sob a coordenação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

A programação seguirá até sexta-feira (30) com a apresentação de trabalhos e experiências realizadas por estudantes, docentes, pesquisadores e pesquisadoras de instituições de educação e cadeias produtivas de diferentes setores, além de palestras, oficinas, minicursos, workshops e mostras tecnológicas e culturais.

Trabalhos do Ifal Penedo levados ao Connepi 2018:

TÍTULO DO TRABALHOAPRESENTADORES

A comunidade quilombola do Oiteiro-Penedo/AL: território de memória, identidade e resistência negra.

Giovanna Gomes e Alysson Melo
Avaliação da resistência ao ataque ácido em pastas de cimento poliméricas aditivadas com cinzas do bagaço da cana. Maria Carolina Farias e Thiago dos Santos

Estudo de compostos orgânicos decorrentes de atividades antrópicas na cidade de Penedo-AL no baixo curso do Rio São Francisco.

Alexia Lopes

Estudo sobre a formação das comunidades eclesiais de base na cidade de Penedo/AL.

Heloíse de Lima

Ocupação dos cargos de poder e decisão no Instituto Federal de Alagoas: relações de gênero e raça.

Luiz Henrique Wanderley e Lara Virgínia Souza

Os vinte anos de provas do Enem e a presença de 164 questões nas diversas linguagens artísticas.

Almir Tavares da Silva (docente)

Percepção dos/as estudantes concernente à cadeia turística no município de Penedo-AL. Daniel Vitor Feitoza