Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo participa de reunião sobre criação de secretaria de Meio Ambiente

Ifal Penedo participa de reunião sobre criação de secretaria de Meio Ambiente

Nova secretaria será conduzida por engenheiro ambiental e agregará a parte de Recursos Hídricos e de Ciência e Tecnologia.

publicado: 26/01/2017 18h19, última modificação: 26/01/2017 18h19

A convite da Prefeitura de Penedo, a equipe diretiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reuniu nesta quinta-feira (26) com gestores municipais para tratar de assuntos relacionados à política ambiental. No encontro, ficou confirmado que a pasta de Meio Ambiente, atualmente vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, será transformada em uma secretaria própria, que agregará a parte de Recursos Hídricos e de Ciência e Tecnologia.

Segundo informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Soares, os trâmites para essa reforma administrativa estão em curso e a atuação da nova secretaria já vem sendo definida pelo engenheiro ambiental e sanitarista, Paulo Freire, gestor escolhido para assumi-la. Durante a reunião, o futuro secretário foi apresentado ao diretor-geral do Ifal Penedo, Carlson Lamenha, aos chefes dos departamentos Acadêmico e Administrativo, Jackson Souto e Carlos Eduardo Menezes, e à coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente, Vera Núbia Faria.

“A criação dessa secretaria se deve também a uma cobrança do Ifal no sentido de valorizar tecnicamente a área de Meio Ambiente em Penedo. No ano passado, demos um primeiro passo, que foi a realização de um processo seletivo com egressos do curso técnico em Meio Ambiente e que resultou na contratação de uma profissional da área para assumir a coordenação da pasta”, destacou o gestor municipal, Pedro Soares.

O diretor-geral do campus lembrou que o Ifal mantém um acordo de cooperação técnica com a prefeitura e que o novo secretário pode contar com a parceria do instituto para a continuidade de ações que beneficiem Penedo e fortaleçam as instituições envolvidas. O acordo citado foi celebrado em agosto de 2013 e visa ao esforço conjunto na área de ensino, pesquisa e extensão, capacitação profissional, concessão de estágio para prática profissional e desenvolvimento sustentável do município.

O engenheiro Paulo Freire adiantou que já definiu algumas frentes de trabalho da nova secretaria de Meio Ambiente, entre elas, orientação e fiscalização de licenciamento ambiental, desenvolvimento de pesquisas, ações de educação ambiental em parceria com escolas e efetivação do conselho municipal. “Em todas essas frentes, a ideia é que possamos contar com o Ifal como parceiro que produz conhecimento na área ambiental”, finalizou o futuro secretário.