Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo dá início às atividades da 2ª Cienitec
conteúdo

Notícias

Ifal Penedo dá início às atividades da 2ª Cienitec

Evento é uma realização bienal do campus e ocorre alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

publicado: 18/10/2017 08h33, última modificação: 18/10/2017 13h05

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo abriu oficialmente a 2ª Semana de Ciência, Inovação e Tecnologia (Cienitec), na tarde dessa terça-feira (17). O evento é uma realização bienal da unidade de ensino e ocorre alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano traz como tema “A matemática está em tudo”.

A cerimônia aconteceu no auditório do campus, com a presença de integrantes da gestão do Ifal e representantes das instituições parceiras na realização da 2ª Cienitec. Formada principalmente por estudantes, a plateia também reuniu docentes e profissionais que compõem o corpo técnico-administrativo do instituto.

Representando a Direção-Geral do Ifal Penedo, a chefe do Departamento Acadêmico, Edriane Teixeira, abriu o evento ressaltando o orgulho do campus em realizar mais uma edição da Cienitec, um evento idealizado e proposto com a finalidade de trabalhar a integração dos diversos eixos tecnológicos do campus e outros incorporados à SNCT 2017.

Chefe do Departamento Acadêmico e presidente da comissão geral organizadora da Cienitec, Edriane Teixeira representou a Direção-Geral do Ifal Penedo.Segundo a docente, que também presidiu a comissão geral organizadora da 2ª Cienitec, a ciência aplicada à tecnologia e inovação é meio essencial para potencializar o crescimento sustentável. “Portanto, torna-se fundamental despertar e promover seu uso nas diversas áreas do conhecimento. Espero que possamos iniciar esta Cienitec com o espírito que permita transformar esses dias em espaço de convivência saudável, compartilhando experiências, socializando conhecimento, popularizando a ciência, orgulhando nossos convidados, o Ifal, o campus, a cidade de Penedo, o estado e, principalmente, a nós mesmos”, reforçou Edriane.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Carlos Henrique Alves, representou o reitor Sérgio Teixeira na cerimônia de abertura e, além de parabenizar o campus pela realização da Cienitec, destacou em sua fala os investimentos da instituição que vêm resultando no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). “Apesar de todas as dificuldades, a área de Pesquisa, por exemplo, aumentou o número de bolsas. Em 2016, tínhamos 216 projetos, este ano aprovamos 322 e estamos mantendo todos com bolsas. Soma-se a esse crescimento, o andamento de seis cursos de especialização e dois mestrados profissionais. Ou seja, mesmo com a crise, o Ifal está avançando”, concluiu.

Lairson Giesel, superintendente estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação.Para o superintendente estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Lairson Giesel, a realização da Cienitec vai ao encontro das ações de CT&I no estado e contribui para que Alagoas se destaque no cenário nacional. Na ocasião, ele citou dados divulgados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), durante o Seminário dos Coordenadores Regionais da SNCT, ocorrido em Brasília. “No ranking de ações de popularização da ciência, Alagoas ocupava em 2015 a 23ª colocação e, no ano passado, pulou para o 8ª lugar em um quadro que compara os 26 estados da Federação”.

De acordo com Giesel, foram mais de duas mil ações realizadas durante o ano de 2016 na capital e no interior de Alagoas. “Este ano, a Cienitec do Ifal Penedo soma-se a essas ações, pois está cadastrada em nosso site como atividade oficialmente vinculada à SNCT no estado. Parabenizamos ao campus por essa realização e por colaborar para a popularização da ciência e para o avanço de Alagoas no cenário nacional”, destacou o superintendente.

Também compuseram a mesa de abertura o coordenador de Suprimentos do Ifal Penedo, Carlos Braulino Novaes, como representante do Departamento Administrativo; a coordenadora da subcomissão de Logística, Patrocínio e Divulgação, Cleyla Calheiros, representando todas as subcomissões que se empenharam na organização da 2ª Cienitec; o gerente regional do Sebrae em Penedo, Antonio Carlos Pires; e as representantes da gerência regional da Secretaria de Educação de Alagoas, Maria Quinô e Rita de Cássia.

Palestra – Ministrada pela coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifal, Daniele Gomes de Lyra, a palestra de abertura foi dedicada a apresentar para o público os conceitos relacionados ao tema Tecnologia e Inovação. Buscou-se mostrar a importância em apostar nessa área com o relato de algumas experiências e a diferenciação entre tecnologia e inovação, inovação radical e incremental, propriedade intelectual e patente, programa de computador e transferência de tecnologia.

Sob a coordenação do professor Sueudo Fernandes, o grupo instrumental Artifal Penedo se apresentou abrindo a cerimônia.Apresentações artístico-culturais – Antes da composição da mesa e sob a coordenação do professor Sueudo Fernandes, o grupo instrumental Artifal Penedo se apresentou tocando dois clássicos: a canção My Way, de Frank Sinatra, e Corcovado, de Tom Jobim. O estilo sertanejo também teve espaço, com a música De Quem é a Culpa?, de Marília Mendonça. Para cantá-la, somou-se ao grupo instrumental a aluna Dvanes Santos.

A cerimônia foi encerrada com sorteio de brindes e uma performance realizada por estudantes do curso técnico em Meio Ambiente. Por meio da dança, e com a utilização de elásticos e bambolês, o grupo apresentou as diferentes formas geométricas, fazendo uma alusão à temática geral da 2ª Cienitec. A geometria é um ramo da matemática que se dedica a observar as formas, tamanhos e dimensões das figuras presentes no espaço.

A programação do evento seguirá nesta quarta-feira (18) com minicursos, oficinas, aulas-show da Usina Ciência da Ufal, palestra sobre a importância da matemática no cultivo de peixes em tanques-rede, apresentações culturais e exposição de banners sobre ações de extensão realizadas pelo Ifal Penedo. Para conferir a programação detalhada, acesse o site da 2ª Cienitec.

Matéria relacionada:
2ª Cienitec: Campus Penedo recebe unidade móvel do Hemoar