Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo conquista medalhas e menções honrosas em olimpíadas de Matemática

Ifal Penedo conquista medalhas e menções honrosas em olimpíadas de Matemática

Resultado coloca a unidade de ensino como a única em Penedo a receber premiações na categoria que agrupa estudantes do ensino médio.

publicado: 01/12/2017 11h22, última modificação: 01/12/2017 11h32
Exibir carrossel de imagens Anna Alyce, Marivone, Thauã Albert e Guilherme são 4 dos 8 premiados com menção honrosa na Obmep 2017.

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se destacou nos resultados 2017 de duas olimpíadas de conhecimento e o Campus Penedo deu a sua parcela de contribuição com a conquista de oito menções honrosas na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e duas medalhas de bronze na 15ª Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM). Esse desempenho coloca a unidade de ensino como a única no município a receber premiações na categoria que agrupa estudantes do ensino médio (nível 3).

As medalhistas da OAM foram as alunas Nivea Vitória da Silva e Paula Geovana Gomes da Silva, ambas do curso técnico em Meio Ambiente. “Fiquei feliz, mas ao mesmo tempo surpresa com o resultado porque fiz a prova e não criei muitas expectativas”, afirma a estudante que está no 2º ano do curso. Como aluna do Ifal, é a primeira vez que Nivea Vitória participa dessas olimpíadas, mas a estudante já conquistou duas medalhas de bronze nos níveis 1 e 2 da Obmep, quando cursava o 7º e 9º ano do ensino fundamental.

Paula Geovana concluiu sua formação no Ifal este ano e já cursa a graduação em Engenharia Ambiental, no Campus Maceió da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A aluna participa de olimpíadas na área de Matemática e alcança premiações desde 2012. Até o ano passado, foram dois bronzes e duas menções honrosas pela Obmep e uma medalha de prata e uma menção honrosa pela OAM.

Nivea Vitória, medalhista de bronze na Olimpíada Alagoana de Matemática.Na lista de menções honrosas da Obmep 2017, as duas medalhistas da 15ª Olimpíada Alagoana de Matemática estão entre os oito nomes do Campus Penedo contemplados com a certificação. Os outros seis são: Anna Alyce Oliveira de Amorim, Guilherme Santos Braz, Layane Vitória Ananias da Silva, Marivone Lemos, Thauã Albert da Graça Santos e Yasmin Ingrid da Silva. Cinco deles já haviam recebido menção honrosa pela participação na Obmep 2016.

“Como professor da área, é uma satisfação ver os resultados positivos de nosso corpo discente em competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que revela talentos em todo o Brasil. Ter destaques no Ifal Penedo só nos mostra que nossa equipe está no caminho certo”, comemora o docente Regivan Souza, que coordena a participação de estudantes no evento. Para ele, os resultados já acumulados pela unidade de ensino se devem ao empenho e talento dos alunos e ao esforço dos professores em oferecer um ensino que resulte em um bom desempenho em qualquer tipo de prova.

Olimpíadas - A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Acontece em duas etapas, sendo a primeira com aplicação de prova objetiva de múltipla escolha a todos os inscritos pelas escolas e a segunda por meio de prova discursiva aplicada aos selecionados, conforme critérios estabelecidos no regulamento. A premiação se baseia exclusivamente no resultado das provas da segunda fase.

O evento que tem entre seus objetivos estimular o estudo da matemática e revelar jovens talentos na área é dirigido aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (níveis 1 e 2) e estudantes do ensino médio (nível 3). Em 2017, passou a incluir as escolas privadas, mas o desempenho dos participantes de cada rede de ensino é avaliado de forma separada.

A Olimpíada Alagoana é uma realização do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM-Ufal) e utiliza como critérios as notas da Obmep. Participam da competição alunos de escolas do ensino público e privado de todo o Estado. Os resultados obtidos na OAM em 2017 também deram ao Ifal as quatro primeiras colocações entre as escolas de Alagoas com melhor desempenho. Penedo integra esse grupo juntamente com os campis Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios.

>>>Matérias relacionadas:
Ifal coleciona medalhas em Olimpíada Alagoana de Matemática
Ifal detém os únicos medalhistas de ouro no Estado em Olimpíada Brasileira de Matemática