Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo certifica novos técnicos em Açúcar e Álcool e Meio Ambiente

Ifal Penedo certifica novos técnicos em Açúcar e Álcool e Meio Ambiente

Trata-se da terceira turma de formandos, desde que o campus iniciou suas atividades, em 2010.

publicado: 17/10/2016 09h00, última modificação: 17/10/2016 20h21
Exibir carrossel de imagens Participaram da solenidade 47 alunos formandos.

Participaram da solenidade 47 alunos formandos.

Em cerimônia realizada na noite de sexta-feira (14), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Penedo certificou mais uma turma dos cursos técnicos em Açúcar e Álcool e Meio Ambiente. Trata-se da terceira turma de formandos, desde que iniciou suas atividades, em 2010. Participaram da solenidade 47 alunos, mas o total de concluintes, neste ano, é de 60 estudantes, sendo 32 de Açúcar e Álcool e 28 de Meio Ambiente.

Jadilson Carlos dos Santos, 27 anos, foi um dos formandos certificados na noite de sexta-feira. Filho de trabalhador rural e dona de casa, ambos presentes na cerimônia, Jadilson entrou no Ifal quando já cursava o ensino médio em uma escola estadual, no município de Igreja Nova. Quando foi aprovado no exame de seleção do instituto, ele havia acabado de concluir a 2ª série, mas não se importou com o fato de ter que recomeçar, já que a opção escolhida (técnico em Meio Ambiente) é integrada ao ensino médio e a formação se inicia na 1ª série.

"Sabia que não poderia deixar passar a oportunidade de ter uma formação profissional de qualidade e gratuita. Sou o filho mais novo de um total de sete e todos nós sempre trabalhamos na roça. Meu primeiro acesso na escola se deu aos 12 anos de idade e, desde então, não parei", contou Jadilson, acrescentando que somente ele, dentre seus irmãos, conseguiu ser alfabetizado e ir mais longe. "Agora, estou na expectativa de conseguir um estágio na área e ser depois efetivado", disse o técnico recém-formado.

A certificação foi presidida pelo reitor do Ifal em exercício, Carlos Guedes Lacerda, que compôs a mesa juntamente com o diretor-geral do Campus Penedo, Carlos Lamenha Apolinário; o diretor do Departamento Acadêmico, Jackson Souto; o secretário municipal Pedro Soares, representante do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, também patrono da turma; as coordenadoras de Formação Geral e do curso de Meio Ambiente, Janaína Soares e Vera Núbia Farias; o coordenador do curso de Açúcar e Álcool, José Diego Soares; e os professores paraninfos Felipe Thiago de Souza e Selma Thais da Silva.