Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo amplia prazo de inscrição em concurso de arte visual para plotagem em paredes do campus

Inscrições no Desenhart Ifal podem ser feitas pelos estudantes, individualmente ou em dupla, até 10 de outubro

publicado: 04/10/2022 12h47, última modificação: 04/10/2022 12h47

Por Imarlan Gabriel, estagiário de Jornalismo

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Penedo, retificou o regulamento do concurso Desenhart Ifal destinado à seleção de propostas de arte visual, de autoria dos estudantes, com foco nas temáticas: Diversidade Brasileira, Química Ambiental e Município de Penedo (CLIQUE AQUI para conferir o documento na íntegra). O prazo de inscrições foi ampliado para até 10 de outubro.

Podem participar do concurso todos os estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2022, nos cursos presenciais de nível médio ou superior, o que inclui os alunos concluintes que ainda não entregaram o TCC, mas renovaram o vínculo com o Ifal no ano vigente. Os únicos que não podem se inscrever são os membros do grêmio, por serem discentes que estão promovendo o concurso.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação (Ascom) da unidade de ensino e o Grêmio Estudantil Urso (Gestão 2022-2023). O objetivo é selecionar três trabalhos (desenho, ilustração ou design gráfico) para decorar paredes internas do campus, na área de convivência e corredores. As artes serão impressas em adesivo plotter no formato 4,83 x 2,50 metros (largura x altura). Os vencedores, ao final, receberão certificado, além de terem seus projetos autorais servindo de comunicação visual e expressão cultural.

Como se inscrever

Gratuitas, as inscrições podem ser feitas, individualmente ou em dupla, preenchendo o formulário disponível, exclusivamente, no endereço eletrônico https://abre.ai/desenhartifal. Cada participante ou dupla equivale a uma inscrição no concurso.

Depois de inserir os dados pedidos e os arquivos obrigatórios no formulário, os candidatos devem também anexar o Termo de Autorização de Uso e Divulgação de Dados e Imagem. O documento deve ser assinado pelos participantes, caso sejam maiores de idade (CLIQUE AQUI), ou pelos seus responsáveis legais, caso sejam menores de idade (CLIQUE AQUI). As cópias impressas do termo também estão disponíveis na sala do grêmio estudantil, na área de convivência. Por último, os inscritos devem declarar que leram e concordam com o regulamento do concurso.

Próximas etapas

O concurso é dividido em quatro fases que tiveram seus prazos estendidos por conta da prorrogação. A seleção dos finalistas será feita no período de 11 a 17 de outubro, por uma banca composta por cinco avaliadores, entre servidores e egressos convidados do próprio Campus Penedo e de outras unidades do Ifal. O grupo selecionará as cinco melhores propostas, escolhidas com base nos seguintes critérios: atendimento às temáticas propostas; representatividade; originalidade; criatividade; e técnica.

Entre 17 e 21 de outubro, as cinco artes finalistas serão colocadas em votação pública, por meio de formulário eletrônico. Somente poderão votar os estudantes da unidade de ensino com matrícula ativa no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e endereço de e-mail institucional do Ifal. As três artes mais votadas pela comunidade discente serão as vencedoras. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 24 de outubro.