Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal inicia Mostra das Graduações com palestra para estudantes do Campus Penedo

Ifal inicia Mostra das Graduações com palestra para estudantes do Campus Penedo

Evento busca divulgar a oferta de cursos superiores do Ifal para a comunidade interna e fortalecer a verticalização do ensino
por Lidiane Neves publicado: 13/12/2022 12h37, última modificação: 14/12/2022 11h21

Estudantes de 3º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Penedo formaram plateia, nesta segunda-feira, 12, para receber a Mostra das Graduações do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento ocorrido no auditório da unidade de ensino é o primeiro de uma série prevista para acontecer até janeiro de 2023 em nove campi do Ifal.

Realizada pelo segundo ano, a mostra foi pensada com o objetivo de divulgar a oferta de cursos superiores do Ifal para a comunidade interna e, assim, fortalecer o processo de verticalização do ensino. “Muitos dos nossos estudantes não sabem das nossas graduações. A ideia é que ocorra todo ano, ampliando o público, de forma que a comunidade externa também possa participar”, afirmou Marcio Yabe, chefe do Departamento de Graduação (Degrad), setor vinculado à Pró-reitoria de Ensino (Proen).

Nesta edição, a apresentação dos cursos é precedida da palestra “A Educação Superior e a 4ª Revolução Industrial”, ministrada pelo próprio Yabe. No Campus Penedo, visando alcançar todas as turmas concluintes da formação técnica em Meio Ambiente e Química integrada ao ensino médio, o tema foi exposto em dois momentos diferentes, nos turnos matutino e vespertino.

Ao dialogar sobre o cenário de transformação da sociedade, impulsionada pelo uso da inteligência artificial, o palestrante buscou promover algumas reflexões e desafios. “Hoje, a gente se depara com a robótica na medicina, impressora 3D, realidade virtual e aumentada, advocacia artificial, entre outras inovações, que mostram que é preciso saber acompanhar tudo isso, sem esquecer que, onde quer que você esteja, sempre haverá pessoas com necessidades humanas”, enfatizou o chefa do Degrad.

Para Yabe, é nesse contexto que as escolhas profissionais devem estar inseridas, pois é preciso entender e atender necessidades da sociedade na qual se vive. “Este é um dos desafios para que vocês se questionem onde querem estar daqui a 10 anos. O segundo desafio é para que, independente da área escolhida, sejam competentes e tenham em mente que o alcance dessa competência vem da soma de três coisas importantes: conhecimento, habilidades e atitudes”, ressaltou, antes de focar nos cursos superiores ofertados pelo Ifal.

Ao todo, são 25 opções de curso, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, nas modalidades presencial e a distância (EaD). Para conferir a lista e os detalhes de cada oferta, acesse a página: ifal.edu.br/superior.

Para as graduações presenciais, que compõem a maioria da oferta, a forma de ingresso obedece às normas do Ministério de Educação (MEC) para acesso ao ensino superior e classificação em processo seletivo pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com 70% das vagas destinadas a estudantes oriundos da rede pública. Na edição 2023.1 do SiSU, o Ifal disponibilizará 810 vagas para 22 cursos de diversos campi, entre eles, Penedo com o bacharelado em Química Industrial.

O próximo encontro da Mostra das Graduações ocorrerá no dia 21 de dezembro, no Campus Maceió. Para janeiro, as datas serão confirmadas no início do próximo ano.