Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal convida comunidade penedense para espetáculos teatrais

Ifal convida comunidade penedense para espetáculos teatrais

Apresentações de “Anjo Negro” e “O Beijo no Asfalto” acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro, às 19h, no auditório do Ifal Penedo.

publicado: 23/02/2018 12h44, última modificação: 23/02/2018 12h44

Na noite de terça (27) e quarta-feira (28), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) abrirá suas portas à comunidade penedense para a apresentação teatral de dois grandes clássicos do dramaturgo Nelson Rodrigues: Anjo Negro e O Beijo no Asfalto. As peças serão encenadas pelo grupo ArtIfal Teatro, formado por estudantes do Campus Penedo sob a coordenação do professor Almir Tavares. Será um espetáculo por noite, a partir das 19h, no auditório da unidade de ensino. A entrada é gratuita e a classificação etária de 15 anos.

Ambas as peças vêm sendo trabalhadas pelo grupo desde o ano passado e já foram levadas a 14ª edição do Festival de Artes de Goiás, realizado em novembro de 2017, na cidade de Itumbiara (GO). As obras de Nelson Rodrigues foram escritas, respectivamente, nas décadas de 40 e 60, mas tratam de temas ainda cruciais no contexto social brasileiro: racismo e sexualidade.

No caso de Anjo Negro, que é baseada na problemática racial, a peça chegou a ser censurada e somente foi liberada dois anos depois de escrita. No drama, o personagem principal, Ismael, é um médico inconformado com o fato de ser negro e ter um irmão adotivo branco. Mesmo fazendo parte da elite, ele sofre com a questão racial, e o preconceito faz com que busque sua inserção na sociedade a partir da negação da sua cor.

O Beijo no Asfalto aborda as repercussões sociais de uma situação considerada embaraçosa: um beijo na boca dado a um homem por outro homem na hora de sua morte. No enredo, um repórter sensacionalista e um delegado corrupto fazem do ato um escândalo social, abalando a reputação do personagem Arandir, que diz ter atendido o último pedido de um homem que morria em seus braços, após um atropelamento.

Artifal Teatro – A arte cênica vem sendo trabalhada no Campus Penedo como ação do programa institucional Artifal desde o ano passado. Em 2016, o trabalho resultou na montagem do teatro de bonecos com adaptação do texto A posse do Prefeito, do dramaturgo José Maria Rodrigues. O grupo envolvido nas duas peças atuais tem quase 30 integrantes entre alunas e alunos, inclusive bolsistas, que vinham se dedicando ao estudo dos textos e aos ensaios desde março de 2017.