Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal certifica alunos do e-Tec Profuncionário em Penedo

Ifal certifica alunos do e-Tec Profuncionário em Penedo

Em cerimônia realizada no auditório do Campus Penedo, receberam a certificação 23 concluintes dos cursos Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar.

publicado: 17/06/2016 11h22, última modificação: 17/06/2016 12h02

Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (16), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) certificou 23 alunos concluintes dos cursos técnicos em Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar, ofertados no polo de Penedo por meio do programa e-Tec Profuncionário. A solenidade aconteceu no auditório do Campus Penedo, com a participação de gestores da reitoria e do campus do Ifal e autoridades municipais.

O coordenador da Rede e-Tec no Ifal, Luis Antonio Costa Silva, destacou que, a cada formatura do programa, o sentimento é de dever cumprido. No entanto, completou ele, os concluintes devem considerar o momento, não como a linha de chegada, mas o ponto de partida para efetivação do Profuncionário. “Hoje é a aula inaugural. É a partir de agora que o programa vai começar e que todo o caminho percorrido por vocês passará a fazer sentido”, afirmou aos técnicos recém-certificados.

As palavras do coordenador Luis Antonio foram ratificadas pela chefe do Departamento de Articulação Pedagógica do Ifal, Maria Verônica Lopes, que na ocasião representou o pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos. “O Profuncionário começa a partir do momento em que vocês retornam a suas escolas e chegam com um novo olhar sobre os processos envolvidos no dia a dia de seus ambientes de trabalho”, ressaltou.

Certificação e-Tec ProfuncionárioÉ com essa expectativa que a professora Jandira da Silva Batista pretende atuar a partir de agora. Servidora municipal de Penedo, vinculada à Secretaria de Educação, Jandira trabalha em sala de aula há 18 anos. “A ideia de fazer o curso surgiu da vontade de experimentar novas áreas dentro da Educação. Adquiri conhecimento e hoje me sinto mais capacitada para contribuir com a escola na qual trabalho”, disse a nova técnica em Secretaria Escolar.

O caso da professora Jandira vai ao encontro do discurso do diretor-geral do Campus Penedo, Carlson Lamenha, que durante a cerimônia de certificação parabenizou as pessoas que não se acomodam e se dispõem a agregar valor a suas profissões através da busca por mais conhecimentos. “Quanto mais a gente aprende, mais a gente se instiga a transformar o mundo a nossa volta, e a escola é o ambiente mais propício a isso”, concluiu.

Conquista mútua - Para a diretora de Educação a Distância do Ifal, Ana Cristina Vieira, o que torna o momento da certificação mais representativa são os desafios enfrentados pela instituição e pelo público-alvo. “Começamos com a educação a distância em 2007 e até 2012 trabalhávamos somente com cursos superiores. Com a implantação do Profuncionário via e-Tec, nos foram colocados dois desafios: o primeiro, ofertar cursos técnicos nessa modalidade, e o segundo, para um público específico que já atuava na área da Educação”, explicou.

Segundo a gestora da Diread, assim como a equipe do Ifal, os alunos concluintes do programa também encararam desafios e obtiveram êxito. “Refiro-me, em especial, ao desafio da aprendizagem através da tecnologia, uma barreira transposta por vocês alunos e muitos, inclusive, já estavam há anos afastados dos bancos escolares. É, sem dúvida, uma grande vitória”, destacou.

Profuncionário - Trata-se do Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública, em habilitação compatível com sua atividade educativa, na modalidade da Educação a Distância. Os cursos são destinados a servidores efetivos das secretarias municipais ou estaduais de Educação, que já concluíram o ensino médio ou equivalente.

No polo de Penedo, os 23 formandos são egressos das primeiras turmas dos cursos Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar. Outras duas estão em fase de conclusão (Alimentação Escolar e Secretaria Escolar). Os cursos são semipresenciais, com um encontro mensal aos sábados, e têm duração de 1,5 a 2 anos. Além dos alunos de Penedo, o Ifal certificou ao longo dessa semana concluintes de outros seis polos: Arapiraca, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Satuba.

Para conferir mais fotos da solenidade, acesse a página do Campus Penedo no Facebook.