Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal assina convênio para estágio de estudantes no Instituto do Meio Ambiente

Ifal assina convênio para estágio de estudantes no Instituto do Meio Ambiente

Iniciativa em retomar parceria com o IMA resulta de uma demanda do Campus Penedo.

publicado: 17/08/2017 16h37, última modificação: 17/08/2017 16h37
Termo de convênio assinado terá vigência de cinco anos.

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) poderão estagiar em unidades do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) a partir deste segundo semestre de 2017. O reitor Sérgio Teixeira assinou, na terça-feira (15), o termo de convênio que oficializa a concessão de vagas e estabelece compromissos e responsabilidades de ambas as instituições.

Essa não é a primeira vez que o Ifal firma esse tipo de parceria com o IMA, mas há cinco anos que não existia convênio vigente. A informação é da coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Penedo, Vera Núbia Farias. Segundo ela, a iniciativa em retomar o acordo partiu de uma demanda de estudantes do curso acatada pela Reitoria.

“Já vínhamos estabelecendo diálogos com o gestor da APA [Área de Proteção Ambiental] da Marituba do Peixe, Elton Ramos. Juntos, definimos os detalhes desse novo convênio e o submetemos à apreciação dos dirigentes máximos das instituições envolvidas”, explica a docente, acrescentando que esse processo foi intermediado pelo diretor-geral do Ifal Penedo, Carlson Lamenha.

Com vigência de cinco anos, o convênio prevê a concessão de estágio de complementação de ensino e aprendizagem a estudantes regularmente matriculados com frequência efetiva nos cursos técnicos e superiores ministrados pelo Ifal, propiciando a eles treinamento prático e aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de normas vigentes.

Conforme o termo assinado, a jornada de atividades do estagiário será de quatro horas diárias, compatível com o horário do seu curso, perfazendo um total de 20 horas semanais. A duração do estágio não poderá exceder um ano, exceto quando se tratar de pessoa com deficiência física. A bolsa mensal será no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mais o auxílio-transporte. Ao estagiário, será também assegurado o direito a recesso remunerado e seguro de acidentes pessoais.

Vagas – Para estudantes do Campus Penedo, já está definida a concessão de quatro vagas na APA da Marituba do Peixe, unidade do IMA localizada numa área que abrange os municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto. “Duas das vagas são para o turno da manhã e as outras duas para tarde, destinadas a alunos do técnico em Meio Ambiente que estejam cursando a partir do 2º ano”, informa a professora Vera Núbia.

A ocupação das vagas será feita mediante seleção com base no histórico escolar e na apresentação de um projeto a ser desenvolvido na APA durante o período de estágio. O período de inscrições e demais etapas do processo seletivo ainda está sendo definido pelo Ifal Penedo e IMA.