Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal aplica provas do Exame de Seleção 2019.1

Ifal aplica provas do Exame de Seleção 2019.1

No Campus Penedo, das cerca de 500 pessoas inscritas para os cursos ofertados, 16% não compareceram.

publicado: 26/11/2018 08h09, última modificação: 26/11/2018 08h23

No último domingo (25), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) aplicou as provas do Exame de Seleção 2019.1 para ingresso nos cursos de educação profissional e tecnológica, ofertados nas modalidades integrado e subsequente ao ensino médio. No Campus Penedo, das cerca de 500 pessoas inscritas para as três opções de curso, 80 não compareceram, contabilizando 16% de ausentes.

Um total de 48 fiscais, em diferentes funções, trabalhou sob a coordenação das servidoras Mábia Barbosa e Flávia Seixas para que o Exame de Seleção transcorresse de forma organizada e tranquila. Foram 12 salas de aplicação de provas mais o auditório do campus. Os candidatos concorrem as 200 vagas distribuídas nos cursos de Meio Ambiente (integrado), Química (integrado) e Química (subsequente).

Candidato Bruno de Farias Alves.O jovem Bruno de Farias Alves, 15 anos, está entre os que buscam conquistar uma das vagas do curso técnico em Meio Ambiente. Ele terminou o ensino fundamental no ano passado, participou da seleção 2018.1, mas ficou como excedente e não foi convocado. Embora hoje já curse a 1ª série do ensino médio em uma escola privada, o sonho de ingressar no Ifal continua a ser alimentado. “Tenho um tio que já estudou aqui quando eu estava no 8º ano e, desde então, tenho vontade de ser aluno da instituição, porque sei que o ensino é de qualidade”, disse Bruno, com um ar mais confiante para o processo seletivo 2019.1.

Provas - O portão foi fechado às 8h50, conforme estabelecido, e as provas começaram às 9h com duração de até três horas e meia. Para seleção dos alunos dos cursos integrados, o caderno de provas conteve 40 questões objetivas de múltipla escolha com assuntos de nível fundamental, sendo 18 de Língua Portuguesa, 18 de Matemática e 4 de Atualidades (Geografia / História). Já os candidatos às vagas do curso subsequente prestaram o exame em nível de ensino médio, com 40 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

O gabarito preliminar foi liberado no mesmo dia e encontra-se disponível no site https://exame.ifal.edu.br, onde também é possível ter acesso aos cadernos de provas. Conforme o edital, recursos contra as respostas das questões divulgadas serão aceitos até terça-feira (27). A divulgação do resultado dos recursos ocorrerá no dia seguinte, juntamente com o gabarito definitivo. Já a publicação do resultado final com a ordem de classificação dos candidatos está prevista para até 4 de janeiro de 2019.