Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Conac 2018: Humanas e Engenharias concentram pesquisas de Penedo levadas ao evento

Ao todo, estudantes compartilharam as conclusões de 14 projetos de iniciação científica, no segundo dia do Conac.

publicado: 26/09/2018 21h52, última modificação: 02/10/2018 17h27

A participação do Campus Penedo no segundo dia do Congresso Acadêmico do Ifal (Conac 2018) foi marcada pela apresentação dos resultados finais dos projetos de pesquisa desenvolvidos na unidade de ensino. Ao todo, estudantes compartilharam as conclusões de 14 projetos de iniciação científica, sendo a maioria ligada às Ciências Humanas e Engenharias. Juntas, essas duas áreas do conhecimento concentraram 12 do total de pesquisas apresentadas nesta quarta-feira (26).

As comunicações orais fazem parte da programação do 6º Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), que desde 2016 acontece integrado ao Conac. Elas correspondem à avaliação final das pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano pelos campi e vinculadas aos editais dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), no âmbito do Ifal.

Entre os projetos do Campus Penedo ligados à área de Humanas – sete no total –, quase todos tem a cidade ribeirinha e os contextos que a cercam como objeto de estudo. O trabalho apresentado pela bolsista Larissa Antunes, por exemplo, dedicou-se a analisar a importância do Cine São Francisco para a formação social, cultural e histórica do município. A moderna sala de cinema funcionou entre as décadas de 60 e 90, sendo considerada uma das principais referências culturais do Estado e sede do Festival Brasileiro de Cinema de Penedo, entre 1975 e 1982.

Além de fontes bibliográficas e documentais em bancos de dados de produção acadêmica, Arquivo Público de Alagoas e Casa do Penedo, a pesquisa envolveu fontes orais por meio de entrevistas com dois espectadores, dois ex-funcionários e um membro da família do fundador do Cine São Francisco. “Apesar do número limitado de fontes documentais, o Cine foi e é um grande marco na memória da cidade, pois não há um penedense que nunca tenha ouvido falar nesse local, até mesmo os mais jovens”, destacou a estudante, que desenvolveu o projeto Pibic sob a orientação da professora de História, Gisele Lima.

Mais fotos das apresentações do Campus Penedo no Instagram (@ifalpenedo).Nas Engenharias, boa parte dos estudos também se dedica ao contexto de Penedo e está vinculada, principalmente, à atividade econômica da região. É o caso do projeto apresentado pela aluna Maria Carolina Farias, que tem como orientadoras as professoras Andrea Macleybiane e Jeinny Gomes, ambas da área de Química. Na pesquisa, as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar geradas nas usinas da região foram misturadas a pastas de cimento para análise da resistência a ataques ácidos.

“Essas pastas são utilizadas na confecção de poços de petróleo e, após uma série de experimentos, conseguimos melhorar sua resistência mecânica”, explicou a bolsista. Isto significa que, além de ser resistente a ataques ácidos, o concreto gerado com a adição de 20% de cinzas provenientes do bagaço da cana-de-açúcar não se deteriora facilmente quando comprimido. Segundo a estudante, que está no 4º período do subsequente em Química, a ideia é dar continuidade à pesquisa como projeto de conclusão de curso.