Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Guia de Turismo: aulas do curso técnico a distância começam no sábado

Guia de Turismo: aulas do curso técnico a distância começam no sábado

Os 50 estudantes que compõem a turma deverão comparecer ao Ifal Penedo, às 8h, para o primeiro encontro presencial.

publicado: 14/12/2017 16h35, última modificação: 26/04/2018 09h56

As atividades do curso técnico em Guia de Turismo, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na modalidade a distância, terão início neste sábado (16). Os 50 estudantes que compõem a turma deverão comparecer ao Campus Penedo, às 8h, para o primeiro encontro presencial, que se estenderá até o meio-dia e, no período da tarde, das 13h às 17h.

Com duração de dois anos e voltado para as pessoas que já concluíram o ensino médio, o curso integra o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec) e visa capacitar estudantes para atuar com qualidade e competência profissional em atividades de acolhimento, gestão, promoção e venda de serviços turísticos e outras atividades ligadas ao setor de hospitalidade e turismo, notadamente enquanto guias de turismo.

A carga horária total é de 1.200 horas, sendo 800 horas divididas em 16 unidades curriculares e 400 horas de prática profissional supervisionada. Na estrutura curricular, está inserida a disciplina Fundamentos e Práticas na Educação a Distância (EaD), objetivando a familiarização do estudante ao uso de tecnologias e novas ferramentas voltadas para a educação, como a plataforma MOODLE, que será utilizada para realização do curso.

O regime de atividades é semipresencial (20% presencial no polo e 80% a distância pelo ambiente virtual de aprendizagem). Os encontros presenciais, incluindo visitas técnicas, atividades de laboratórios, tutoria presencial e avaliação, ocorrerão aos sábados com, no mínimo, dois momentos presenciais em fins de semana por disciplina. O curso é totalmente gratuito, mas todos os custos para deslocamento, alimentação e outros gastos serão exclusivamente de responsabilidade do estudante.