Notícias
Ifal Penedo conquista 10 premiações no Intercâmbio Teatral Estudantil 2025
O talento, a criatividade e o comprometimento dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo foram reconhecidos no 11º Intercâmbio Teatral Estudantil (ITE) com a conquista de vários troféus. Vinculado ao programa de extensão Artifal, o Grupo Kayré ganhou o título de Melhor Espetáculo com a peça “Insetos” e ainda acumulou nove premiações individuais e coletivas, no evento que movimentou o Theatro Sete de Setembro, em Penedo, entre os dias 3 e 8 de novembro.
“Insetos” é uma peça escrita em 2018 pelo dramaturgo brasileiro Jô Bilac, que aborda de forma metafórica o comportamento humano por meio de um universo povoado por baratas, cupins, gafanhotos, borboletas, mariposas, entre outros seres da mesma categoria representando diferentes perspectivas da sociedade.
A trama se passa em Insecta, um lugar imaginário que vê seu equilíbrio ruir após a morte da Cigarra. Sob o domínio do autoritário Louva-a-Deus e com o súbito desaparecimento das abelhas, os habitantes passam então a enfrentar um cenário de incertezas e de ameaça à própria sobrevivência.
Com uma encenação vibrante, reflexiva e sob a direção do professor de Arte André Ferraz, a montagem do Grupo Kayré destacou-se não apenas pela força interpretativa do elenco, como pela estética cênica cuidadosamente construída para reforçar a narrativa e o impacto da peça. Prova disso é que, dentre os troféus conquistados, a trupe do Ifal Penedo levou para casa os de Melhor Cenário, Melhor Iluminação e Melhor Sonoplastia.
Nas categorias de interpretação, destacaram-se as alunas Ana Cláudia Santos, vencedora de Melhor Atriz, e Malu Panisset, premiada como Melhor Atriz Coadjuvante. Entre as revelações, brilharam Ana Clara Nativo, eleita Melhor Atriz Revelação, e Gustavo Cardozo, reconhecido como Melhor Ator Revelação. O estudante Douglas Soares completou a lista de premiados ao conquistar o troféu de Melhor Ator Coadjuvante.
“Eu realmente não esperava ganhar, já tinha até me convencido de que não iria. Quando chamaram meu nome, fiquei surpresa e muito, muito feliz! Acho que todos os ensaios, as tardes inteiras com o pessoal do grupo, tudo valeu a pena. E não só pelo prêmio, mas por ver a felicidade no rosto do professor André. Acho que esse foi um dos melhores prêmios que nós poderíamos ter ganhado”, disse a estudante Ana Cláudia, que na peça “Insetos” dá vida à barata Joyce.
Além dos troféus mencionados, o professor André Ferraz recebeu uma menção honrosa pela direção do espetáculo, em reconhecimento à sua contribuição artística e pedagógica, ainda que tenha abdicado de concorrer oficialmente à categoria, já que as demais direções da mostra competitiva do 11º ITE eram de estudantes.
“Nosso trabalho foi visto como excelente porque foi essa energia que o grupo entregou desde que começamos a montar esse espetáculo, no final de maio deste ano”, enfatizou o docente ao se referir à dedicação dos estudantes. “E, para mim, é emocionante vê-los conquistar prêmios nas categorias individuais, porque a maioria deles não reside em Penedo, enfrenta mais dificuldades para chegar até o campus e, mesmo assim, não deixou de se comprometer com o trabalho”, completou.
André aproveitou para destacar a importância do papel do teatro como espaço de formação artística e humana dentro do Ifal, uma vez que o trabalho em equipe e a expressão criativa dos estudantes também agregam conhecimento nesse processo formativo.
“São projetos como esse, de caráter extraclasse, que dão o sentido de integração entre os alunos e permitem que eles desenvolvam habilidades sociais, a ética e o senso de responsabilidade coletiva”. Segundo ele, tais vivências no ambiente escolar, sejam nas artes ou nos esportes, ampliam o aprendizado para além da sala de aula, gerando impactos positivos na futura vida profissional dos estudantes.
Intercâmbio Teatral
Realizado pela Cia. Teatral Artes Ribeirinhas e Calumbi Produções, o ITE é um evento em formato de mostra competitiva de teatro amador, que envolve a participação de escolas das redes pública e privada do município de Penedo. A iniciativa visa possibilitar o intercâmbio entre as escolas que utilizam o teatro como instrumento pedagógico-cultural.
Nesta edição, quatro instituições de ensino participaram da mostra: Colégio Sagrado Coração de Jesus com a peça “O Pequeno Príncipe”; Escola Estadual Prof. Ernani Méro com o espetáculo “O Casamento de Maria Feia”; a Escola Estadual prof. João Valeriano, que apresentou o clássico “O Auto da Compadecida”; e o Ifal Penedo com a peça vencedora “Insetos”.
A avaliação das peças apresentadas coube ao corpo de júri técnico e popular. Como jurados técnicos, o 11º ITE contou com o ator, diretor e produtor cultural, Fernando Artur Martins; o ator, produtor cultural e diretor da Cia. Flor do Sertão, Emmanuel Silva; e o produtor de eventos em geral, Tiago Henrique. Já as juradas populares foram a pedagoga, atriz e contadora de histórias, Jane Souza, e a fisioterapeuta Nzete Ramos.
Ficha técnica do espetáculo “Insetos”
Texto: Jô Bilac
Direção e Adaptação: André Ferraz
Personagens / Elenco:
- Barata Joyce: Ana Cláudia Santos
- Besouro Zé (Soldado 1) / Entregador Inseto-Food: Gustavo Cardozo
- Borboleta Azul / Cupim Líder / Dona Aédias: Malu Panisset
- Joaninha / Cupins de Esquerda / Mariposa: Evelynn Urias
- Menina / Varejeira 1 / Coro de Esperanças: Ana Clara Nativo
- Varejeira 1 / Cupins de Direita / Coro de Esperanças: Alice Porto
- Besouro Zé (Soldado 1) / Louva-a-Deus (Meio) / Seu Aédios: Douglas Soares
- Barata Marlene / Louva-a-Deus (Cabeça) / Piolha Comunista: Keylla Kelly
- Barata Cantora / Gafanhota 1 (Verde) / Mosquita 1 (Verde) / Esperança Cantora: Fernanda Liberato
- Deputada Cupinha / Gafanhota 2 (Laranja) / Perceveja: Maria Clara Souza
- Gafanhota 3 (Rosa) / Mosquita 2 (Vermelha) / Advogada Grila / Coro de Esperanças: Marcela Pietra
- Coro de Baratas / Coro de Esperanças: Luiza Silva, Samyly Borges e Thifani July
Coordenação de Produção: André Ferraz
Produção Executiva e Assistência de Direção: Malu Panisset
Comunicação: Ana Cláudia Santos e André Ferraz
Assistência de Produção (Apoio): Mariane dos Santos e Marília Vasconcelos
Cenografia: Keylla Kelly, Gustavo Cardozo e André Ferraz
Sonoplastia: Fernanda Liberato, Victor Gabriel e André Ferraz (Operação de Som: Victor Gabriel)
Iluminação: André Ferraz e Victor Gabriel (Operação de Luz: André Ferraz)
Figurino: Malu Panisset, Maria Clara Souza e André Ferraz (Costureira: Cristiane Rosendo)
Maquiagem: Malu Panisset e Ana Clara Nativo (Coordenação: Emanuela Nascimento)