Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Gestão do Ifal Penedo retoma publicação de dados sobre execução orçamentária e financeira

Planilha será periodicamente publicada no site do campus até o quinto dia útil de cada mês.

publicado: 02/08/2019 12h26, última modificação: 02/05/2024 15h13

A atual gestão do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo decidiu retomar e manter mensalmente a disponibilização online da planilha para acompanhamento da execução orçamentária e financeira da unidade de ensino. O documento será publicado no site institucional do campus até o quinto dia útil de cada mês. Referente ao ano de 2019, já estão disponíveis as planilhas de janeiro a julho (CLIQUE AQUI). O acesso ocorre por meio do menu lateral da página, no botão Administrativo > Orçamento e Finanças.

A publicação mensal retoma uma iniciativa de gestão que data de 2017, mas que não houve continuidade, limitando-se a quatro planilhas disponibilizadas (janeiro a abril). “Pretendemos manter a periodicidade do documento, para que nossos estudantes, servidores e comunidade externa tenham noção do quanto recebemos e como esses recursos estão sendo utilizados. Diante do atual cenário de limitação orçamentária, esse controle social dos gastos públicos é indispensável”, disse o atual diretor-geral Felipe Thiago de Souza, reforçando que a iniciativa atende a um dos princípios basilares da Administração Pública, a publicidade, dando mais transparência ao gerenciamento dos recursos financeiros do campus.

Cada planilha traz dados como a dotação orçamentária inicial para o ano e quanto do montante está previsto para as despesas correntes e de capital. As despesas correntes estão relacionadas aos recursos destinados ao funcionamento do campus. Nela estão incluídos os gastos com veículos, manutenção e conservação predial, terceirização de mão de obra, diárias, ajudas de custo para eventos e visitas técnicas, materiais de expediente e limpeza, entre outros. Já as despesas de capital se referem à realização de investimentos, como a aquisição de livros, mobiliário, veículos e equipamentos para laboratórios ou outros fins.

Os valores detalhados por despesa, previstos na dotação orçamentária anual, serão mantidos a cada planilha mensal publicada. As informações que variam são as referentes a empenho, liquidação e pagamento do mês em específico. Para esclarecimentos, empenho corresponde à autorização para que o serviço seja executado ou algo seja adquirido. Já a liquidação é a confirmação de que o serviço foi prestado ou algo foi adquirido. O processo é finalizado com o pagamento, que somente é concretizado com a existência de crédito financeiro.