Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Evento de acolhimento oficializa boas-vindas à nova turma do curso de Química

Evento de acolhimento oficializa boas-vindas à nova turma do curso de Química

Atividade incluiu realização de palestra sobre mercado de trabalho e apresentação do projeto de extensão Química é Show

publicado: 12/09/2017 12h37, última modificação: 12/09/2017 13h40

A nova turma do curso técnico em Química recebeu as boas-vindas da equipe de profissionais do Ifal Penedo, na noite dessa segunda-feira (11), no auditório da unidade de ensino. O evento de acolhimento foi organizado pela coordenadora do curso, Andrea Macleybiane Tavares, com o apoio de outros servidores, e incluiu a realização de uma palestra sobre mercado de trabalho e a apresentação do projeto Química é Show.

Representando a equipe diretiva, a professora Edriane Teixeira, chefe do Departamento Acadêmico, oficializou as boas-vindas aos estudantes que formam a segunda turma do curso técnico implantado no campus em 2017. Na ocasião, ela falou sobre o funcionamento da área que coordena e os setores ligados à pasta acadêmica.

A parte da Assistência Estudantil foi apresentada pela assistente social Danielly Spósito e a nutricionista Lidiane de Almeida, que trouxeram informações sobre os programas do Ifal, as modalidades de auxílio-permanência e os editais de seleção, tanto para a concessão de bolsas quanto para acesso gratuito ao refeitório.

Com relação ao Apoio Acadêmico, o coordenador Wcleuton Oliveira explicou sobre os setores e servidores diretamente ligados à pasta, como o registro acadêmico (CRA), a biblioteca e a assistente de aluno. As apresentações foram finalizadas com a equipe pedagógica, representada pela pedagoga Rita de Cássia. Ela aproveitou para informar que, nas próximas duas semanas, será aplicado aos estudantes um questionário com o intuito de melhor conhecê-los. Haverá também visitas às salas para uma conversa sobre matriz curricular, avaliações, conselhos de classe e outros assuntos relacionados ao ensino-aprendizagem.

Palestra sobre mercado de trabalho na área QuímicaPalestra – Ministrada pelo técnico em Química, Thiago Rodrigo Oliveira Florência, a palestra teve como tema “Mercado de trabalho para o profissional da área Química” e também teve como público-alvo a turma que ingressou no Campus Penedo, no primeiro semestre de 2017. Thiago é técnico formado pelo Ifal Maceió desde 2008, com vasta experiência na área, trabalha atualmente na GE Power Water & Process Technologies e está se graduando em Química Tecnológica e Industrial, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Além de relatar um pouco sua experiência, o palestrante falou sobre a indústria química, o profissional esperado, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e o profissional do futuro. Segundo ele, o perfil ideal de profissional precisa mesclar habilidades e competências. “Não basta dominar o trabalho técnico, é necessário investir em comunicação e relações interpessoais, além de ter determinação e objetividade”, destacou.

Apresentação do projeto Show de QuímicaShow de Química – O evento foi encerrado com a apresentação do projeto de extensão Química é Show, desenvolvido por Alan Lessa, Alana Mayara, Layane Vieira e Roberta Farias, estudantes do 3º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool. Com materiais simples e de baixo custo, o grupo explicou conteúdos de Química de forma divertida. Reações químicas, ácidos e bases, polaridade e neutralização estão entre os assuntos trabalhados pelo projeto, que acontece sob a orientação do professor Marcos Oliveira e alcança estudantes de 9º ano do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais de Penedo.

Para conferir mais fotos, acesse álbum publicado na página do Ifal Penedo no Facebook.