Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes se envolvem na implantação de horta orgânica no Campus Penedo

Estudantes se envolvem na implantação de horta orgânica no Campus Penedo

A iniciativa visa colaborar para o aumento do valor nutricional dos alimentos servidos aos estudantes no refeitório.

publicado: 06/09/2017 14h41, última modificação: 06/09/2017 14h45

Sob a orientação da professora do curso técnico em Açúcar e Álcool, Jeinny Christine Gomes, um grupo de estudantes do Ifal Penedo tem se engajado no cultivo de uma horta orgânica no campus. Na área escolhida para o plantio, a equipe espera colher, em breve, alimentos como feijão, macaxeira, cenoura, alface, tomate, beterraba e coentro.

O trabalho de preparação do solo contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que disponibilizou trator para arar a terra. De acordo com a professora Jeinny, a ideia de criar a horta no campus vem desde o ano passado e foi colocada em prática em parceria com a coordenação do curso de Meio Ambiente. “O objetivo era realizar uma feira com os produtos colhidos, mas não foi possível”, conta a docente.

Para este ano, com o funcionamento do refeitório, a iniciativa visa colaborar para o aumento do valor nutricional das refeições servidas aos estudantes. “A ideia é que a equipe do restaurante utilize os alimentos cultivados no próprio campus, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos”, explica. Ainda segundo ela, a horta também servirá de laboratório para a disciplina Agricultura Aplicada, que compõe a grade curricular do 2º ano do curso de Açúcar e Álcool.

Horta orgânica do Ifal PenedoO adubo utilizado na horta é feito a partir do processo de compostagem do lixo orgânico gerado no campus. Os estudantes envolvidos nessa iniciativa são os mesmos que desenvolvem uma ação semelhante no povoado Tabuleiro dos Negros, também sob a coordenação da professora Jeinny. Trata-se do projeto de extensão que integra o Programa Minha Comunidade e que consiste na manutenção de uma horta orgânica na Escola Municipal de Educação Básica Santo Antônio. As hortaliças cultivadas no local são incorporadas à merenda escolar, o que contribui para a melhoria do cardápio.

Formam a equipe de bolsistas e voluntários do projeto os estudantes Flávia Matias, Íris Borges, Ismael Pereira, Renata Muniz, Wellington Matias e Yasmin Carvalho. Para a horta do campus, o grupo está precisando de mais pessoas voluntárias. Estudantes que tiverem interesse em colaborar com as atividades de plantio, cultivo e colheita, devem procurar a professora Jeinny ou Alline Lamenha, docente do curso de Meio Ambiente.