Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes expõem trabalhos para demonstrar aplicabilidade da tecnologia química

Turmas do 4º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool construíram instrumentos e maquetes de plataformas petrolíferas.

publicado: 09/08/2017 18h39, última modificação: 09/08/2017 19h00

Ação interdisciplinar proposta por docentes do curso técnico em Açúcar e Álcool resultou na elaboração de instrumentos que demonstram a aplicabilidade da tecnologia química. Os trabalhos envolveram estudantes do 4º ano das turmas matutina e vespertina, que divididos em grupos, e com base nos conteúdos trabalhados em sala de aula, construíram um biodigestor, reator anaeróbico, bafômetro e espectrofotômetro, além de maquetes de plataformas petrolíferas. A exposição dos trabalhos aconteceu no dia 31 de julho, na área de convivência do Campus Penedo.

A atividade interdisciplinar também incluiu a apresentação de seminários realizados nos dias 24 e 25 de julho, envolvendo conteúdos das disciplinas Química, Química Aplicada, Processos Químicos, Manutenção e Instrumentação, Saúde e Saneamento e Desenho Técnico, ministradas pelas professoras Cleyla Calheiros, Edriane Teixeira, Andrea Macleybiane, Jeinny Christine, Rosana Reis e Jordana Teixeira, que juntas integram o Grupo de Pesquisa em Ciências Aplicadas Multi e Interdisciplinar.

Como a disciplina Saúde e Saneamento integra o currículo da formação técnica em Meio Ambiente, a apresentação dos seminários também envolveu as turmas de 4º ano do curso, que se dedicaram ao estudo do tema Resíduos Sólidos, incluindo a parte de tratamento e disposição final. “A partir daí, cada grupo trabalhou com os seguintes subtemas: Aterro Sanitário e Controlado, Lixão, Reciclagem, Compostagem e Incineração. Para avaliação, foram convidados docentes do curso de Açúcar e Álcool, integrando conhecimentos diversos.”, explicou a professora Cleyla.

Para conferir mais fotos da exposição dos trabalhos, acesse a página do Ifal Penedo no Facebook.