Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes do Ifal Penedo participam da Olimpíada em História do Brasil

Estudantes do Ifal Penedo participam da Olimpíada em História do Brasil

Orientadas pela professora Gisele Oliveira, as duas equipes participantes já estão na quarta fase do evento nacional.

publicado: 01/06/2017 16h24, última modificação: 01/06/2017 16h24

O Ifal Penedo participa da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) com duas equipes que vêm obtendo êxito desde a primeira fase iniciada no dia 8 de maio. Formados cada um por três estudantes, os grupos estão sendo orientados pela professora Gisele Oliveira. Esta semana, até sábado (3), eles concluem a quarta fase realizada de forma online com questões de múltipla escolha mais uma tarefa.

Compõem a equipe Penedense as alunas Paula Geovana Gomes e Eslânia Correa e o aluno Cleiton da Silva. Já a equipe Stonewall tem como integrantes a Giovanna Gomes, o Daniel Vitor Feitosa e a Eduarda Queiroz. Todos participam pela primeira vez do evento, exceto a Paula Geovana, que já vem compondo equipe desde 2013. No ano passado, a estudante chegou até a quarta fase.

No total, a ONHB tem seis fases e envolve alunos das redes pública e privada de ensino. A quinta etapa também é online e consiste de uma única tarefa. Em cada fase online, a página da olimpíada fornece documentos, textos, links e sugestões de leitura para auxiliar na resolução das questões. As equipes também podem consultar outros materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas.

9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil“São questões de múltipla escolha, mas as respostas exigem da gente reflexão acerca dos temas. Por isso, é importante acessar os materiais indicados e outros, como forma de aprofundar os conteúdos e chegar a uma conclusão”, afirma o estudante Daniel Vitor. Para as fases online, as equipes têm se reunido com a professora Gisele no Laboratório de Informática do Campus Penedo.

A sexta fase da olimpíada é presencial e ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Essa última etapa será constituída por questões e desafios diversos. a A ONBH começou em 2009 e é elaborada pelo Departamento de História da Unicamp, tendo se firmado no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.