Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes do Ifal Penedo participam da 2ª etapa da Olimpíada Alagoana de Química

Sete alunos do campus fizeram a prova da OALQ, na tarde do último sábado (24).

publicado: 26/11/2018 15h51, última modificação: 26/11/2018 18h11

A segunda etapa da Olimpíada Alagoana de Química (OALQ) aconteceu no sábado (24) e sete estudantes do Ifal Penedo participaram. A prova foi aplicada no próprio campus, no período da tarde, sob a supervisão da professora Elisangela Costa. Destinada a alunos do ensino médio regular e/ou técnico integrado ao médio de escolas públicas e privadas de Alagoas, com idade até 18 anos, a OALQ funciona como uma pré-seleção para as olimpíadas Brasileira (OBQ) e Norte-Nordeste de Química (ONNeQ), a serem realizadas no ano subsequente.

Os participantes tiveram quatro horas para responder a prova da segunda etapa composta por 15 questões, sendo 10 de múltipla escolha e cinco analítico-expositivas. A correção das respostas e posterior divulgação dos premiados ficam a cargo da comissão organizadora da OALQ. Segundo o professor José Diego Soares, também responsável pela participação do Ifal Penedo na olimpíada, o resultado deve ser divulgado entre os meses de dezembro e janeiro.

Os estudantes concorrem em três modalidades: 1ª série (A), 2ª série (B) e 3ª série do ensino médio ou 4ª série do técnico integrado (C). Conforme o regulamento, os 55 melhores classificados das modalidades A e B estarão automaticamente inscritos para a edição 2019 das olimpíadas de Química em nível regional e nacional. No caso dos alunos da modalidade C, os 25 primeiros estarão somente participando estadualmente como representante de sua instituição.