Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes do Ifal Penedo fazem teste de proficiência em língua inglesa

Estudantes do Ifal Penedo fazem teste de proficiência em língua inglesa

O Toeic Bridge é referência para avaliar a capacidade de compreensão e expressão do candidato no inglês em atividades do dia a dia.

publicado: 09/05/2017 16h35, última modificação: 09/05/2017 16h35
Exibir carrossel de imagens Um total de 230 estudantes se inscreveram para fazer o Toeic Bridge.

Um total de 230 estudantes se inscreveram para fazer o Toeic Bridge.

Esta terça-feira (9) foi dia de aplicação do Test of English for International Communication, o Toeic Bridge, no Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Coordenada pelos docentes Carla Andrade e Emiliano Torquato, a realização do exame aconteceu nos turnos manhã e tarde, em vários horários, para atender os 230 estudantes que se inscreveram.

O Toeic Bridge é um teste de proficiência em língua inglesa para pessoas cuja língua materna não é o inglês. O exame é referência para avaliar a capacidade de compreensão e expressão no inglês em atividades do dia a dia, principalmente em situações voltadas para o mercado de trabalho. “Empresas multinacionais usam o Toeic como parâmetro para preencher vagas”, exemplifica a professora Carla, destacando que o teste serve também para que o aluno identifique em quais áreas precisa se aperfeiçoar.

A aplicação gratuita para estudantes de cursos técnicos é viabilizada por meio de edital do Ministério da Educação (MEC). O documento que dispõe sobre o cronograma e os procedimentos relativos ao teste foi publicado no início de abril e é específico para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, alcançando estudantes dos cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio e estudantes de cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional.

Conforme o edital, o teste é de múltipla escolha com 100 questões, divididas em duas seções: compreensão auditiva, com 25 minutos de duração; e leitura, com 35 minutos de duração. A primeira mensura a habilidade do estudante em entender o inglês falado em situações acadêmicas e a segunda seção avalia a habilidade de leitura e entendimento de textos escritos em vários formatos de comunicação utilizados em todo o mundo. O resultado será enviado no prazo de 45 dias para o Ifal e os professores envolvidos no processo se encarregarão da entrega dos comprovantes.