Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes do Ifal Penedo conquistam 19 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes

Três dos medalhistas foram selecionados para participar da Jornada de Foguetes, entre os dias 7 e 10 de novembro, em Barra do Piraí (RJ).

publicado: 03/10/2016 14h58, última modificação: 03/10/2016 14h58
Exibir carrossel de imagens Equipe classificada para Jornada de Foguetes treina semanalmente, sob a orientação do professor Henrique.

A participação de 22 alunos do Ifal Penedo na edição 2016 da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) rendeu a conquista de 19 medalhas para o campus, sendo 6 de prata e 13 de bronze. Dentre os medalhistas, três formam uma das equipes mais bem qualificadas do país e foram selecionados para participar da VIII Jornada de Foguetes, entre os dias 7 e 10 de novembro, em Barra do Piraí (RJ).

Aberta às escolas públicas e privadas, a Mobfog ocorre em conjunto com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e envolve desde os alunos do primeiro ano do ensino fundamental aos do último ano do ensino médio. Os participantes são divididos em quatro níveis correspondentes às séries de ensino. Como são alunos de nível médio, as equipes do Ifal concorreram no nível 4. Para essa categoria, os foguetes construídos utilizam como matéria-prima garrafas PET, potes de sorvete, fita adesiva, bexiga, bicarbonato de sódio e vinagre.

Das provas da OBA, participaram 61 estudantes, mas não houve medalhistas. No campus, a olimpíada e a mostra aconteceram sob a coordenação do professor de Física, Henrique Marques. Segundo ele, esta é a quarta vez que o Ifal Penedo se classifica para a Jornada de Foguetes, cuja seleção ocorre da seguinte forma: dentre todos os lançamentos do país, recebidos pela OBA via sistema online, é selecionado o maior lançamento de cada uma das escolas, desde que seja maior que 120 metros e a equipe tenha cumprido as regras de segurança verificadas através do vídeo enviado à organização do evento.

Foguetes são feitos com garrafas PET, potes de sorvete, fita adesiva, bexiga, bicarbonato de sódio e vinagre.“Esses melhores lançamentos são separados em três grupos de 50 equipes cada um para participação na Jornada de Foguetes. A partir dos resultados obtidos durante o evento, as equipes de cada grupo são classificadas nas categorias de campeões, vice-campeões, lançamentos intermediários, menores lançamentos e menções honrosas”, explicou o professor, acrescentando que, em 2015, a equipe do Ifal Penedo se classificou como a melhor do grupo do qual fez parte.

Para garantir mais uma vaga entre os campeões, a equipe formada pela aluna Eduarda dos Santos Ribeiro e os alunos Israel Vicente dos Santos e João Vitor Romão de Castro, todos do curso técnico em Meio Ambiente, já está treinando todas as terças-feiras, sob a orientação do docente Henrique Marques. Na Mobfog, eles obtiveram a marca de 193,80 metros e, para a 8ª edição da Jornada de Foguetes, a meta é superar esse alcance.

Clique aqui e confira os 19 medalhistas da Mobfog 2016.