Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes do Campus Penedo participam da etapa estadual do Jeal 2024

Estudantes do Campus Penedo participam da etapa estadual do Jeal 2024

Inscritos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia, sete alunos competiram na categoria juvenil
por Lidiane Neves publicado: 25/07/2024 18h14, última modificação: 26/07/2024 09h09

Esta semana, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo marcou presença na etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2024. Inscritos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia, sete estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio participaram das provas na categoria juvenil (15 a 17 anos), realizadas no Estádio Rei Pelé, em Maceió. A bagagem de volta para casa veio sem medalhas, mas repleta de resultados avaliados como positivos pelo professor de Educação Física, da unidade de ensino, Wcleuton Oliveira.

O Jeal é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e envolve instituições de ensino públicas e privadas de todo o território alagoano, sendo considerada a maior competição de fomento ao desporto escolar. Para Wcleuton, embora os atletas do Ifal Penedo não tenham subido ao pódio, houve ganhos significativos, considerando as condições materiais de treino dos estudantes do Ifal Penedo.

Nas provas de corrida, o melhor desempenho foi o do aluno Kauã Vicente, que chegou até a final dos 200m rasos e terminou a competição em 4º lugar.No arremesso de peso, o campus alcançou dois 5° lugares com a aluna Emilly Mendes e o aluno Matheus Ferreira, que também foi para a final do lançamento de disco e obteve a mesma colocação. “Destaco ainda, no arremesso de peso, os estudantes César dos Santos e Maria Cecília Macario que ficaram entre os 10 melhores”, acrescentou Wcleuton.

Ainda no atletismo, nas provas de corrida, o melhor desempenho foi do aluno Kauã Vicente, que chegou até a final dos 200m e terminou a competição em 4º lugar. Nos 400m rasos, ele e o estudante Matheus Henrique competiram numa mesma bateria e alcançaram a pré-classificação com a 1º e 3° colocação obtida, respectivamente.

“O fato de nossos estudantes aparecerem no grupo finalista, para mim, já foi muito gratificante”, considerou Wcleuton, lembrando que o trabalho de preparação ainda acontece de forma improvisada. “Obter resultados com possibilidade real de medalha, como foi o caso do Kauã nos 200 metros, é então uma grande vitória”, reforçou. Com o ginásio poliesportivo do Ifal Penedo previsto para ser entregue em setembro, a expectativa é de que, no próximo ano, o campus tenha um número maior de atletas nas diferentes modalidades do Jeal e mais chances de medalha.

Para além do desempenho esportivo dos estudantes, Wcleuton destacou que a participação da equipe no Jeal 2024 representou ganhos em outras esferas.

“O esporte é uma ferramenta capaz de quebrar barreiras, furar bolhas, tirar o aluno de sua zona de conforto. Quando o estudante sai do ambiente formal da escola e vai para o ambiente do esporte, ele acaba sendo exposto a uma série de emoções, que podem desencadear em um bom ou mau desempenho, faz parte. Enquanto educadores, são nessas situações de tensão e ansiedade que a gente tem a chance observar o aluno e fazer intervenções bastante interessantes, que podem refletir de forma positiva na trajetória escolar e na vida dele”, concluiu o docente.