Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Equipe da Diex se reúne com servidores do Campus Penedo para tratar da brigada de incêndio

Servidores efetivos e terceirizados devem manifestar interesse em compor o grupo, até 10 de maio.

publicado: 23/04/2019 14h48, última modificação: 02/05/2024 15h06

Membros da Diretoria de Infraestrutura e Expansão do Ifal (Diex) estiveram no Campus Penedo, nesta terça-feira (23), para conversar com servidores efetivos e terceirizados sobre a formação da brigada local de incêndio. Responsáveis por atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes, as brigadas constituem grupos de pessoas previamente treinadas para prestar atendimento em situações de emergência dentro da instituição.

Na ocasião, a arquiteta e urbanista Jordannya Silva contextualizou a necessidade de criação e atuação do grupo, tendo em vista a obra em andamento na unidade de ensino para adequação dos sistemas de combate a incêndio e pânico e de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). O serviço foi iniciado em dezembro do ano passado e se estenderá até o final de maio, com a instalação do sistema de alarme, extintores e hidrante e a sinalização para indicação de rotas de fuga, entre outras ações. “A obra ocorre em atendimento às exigências do Corpo de Bombeiros e, quando finalizada, o campus passará por uma vistoria para que seja emitido o AVCB, documento que certifica as condições de segurança do prédio, conforme previstas na legislação”, explicou a servidora.

Jordannya Silva, arquiteta e urbanista, e Alexandre Correia, engenheiro de Segurança do Trabalho.Além da formação da brigada, a equipe da Diex promoverá uma ação de conscientização junto aos estudantes do campus para que conservem os equipamentos de segurança que estão sendo instalados. “Já confirmamos com o Corpo de Bombeiros, que virá ao Ifal Penedo no dia 15 de maio, às 10h, ministrar palestra sobre a importância do sistema de combate a incêndio e pânico”, informou o engenheiro de Segurança do Trabalho, Alexandre Correia, justificando a necessidade da ação, com base nos problemas já ocorridos em outros campi. “Infelizmente, temos casos de alunos que danificam extintores e sensores de fumaça. Além do custo financeiro, trata-se de uma atitude que gera risco à segurança das pessoas, uma vez que, numa situação de emergência, a realização dos procedimentos básicos ficam comprometidos. Por isso, precisamos sensibilizá-los sobre a importância desse sistema”, ressaltou o servidor.

Para a formação da brigada de incêndio, servidores efetivos e terceirizados devem encaminhar e-mail ao Gabinete da Direção-Geral (gabinete.penedo@ifal.edu.br), até 10 de maio, informando o nome completo e número do Siape. O treinamento dos futuros brigadistas acontecerá entre os dias 29 e 31 de maio. A capacitação também será aberta a todos da comunidade interna que não pretendem integrar a brigada, mas têm interesse em conhecer o funcionamento do sistema de combate a incêndio e pânico, saber aplicar os procedimentos básicos estabelecidos no plano de emergência e praticar atendimento de primeiros socorros. As inscrições devem ser feitas também até 10 de maio, mediante o preenchimento do formulário de capacitação interna e seu envio por e-mail ao Gabinete ou entrega na recepção do campus.

CLIQUE AQUI para baixar o formulário.