Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Encontro Pedagógico abre atividades do ano letivo 2018 no Ifal Penedo
conteúdo

Notícias

Encontro Pedagógico abre atividades do ano letivo 2018 no Ifal Penedo

Dividida em três momentos, a programação do encontro reuniu o corpo docente e técnico-administrativo do campus.

publicado: 19/03/2018 08h50, última modificação: 20/03/2018 15h01

O ano letivo no Campus Penedo começa para os estudantes (turmas 2016 a 2018) nesta segunda-feira (19), mas foi na última quinta (15) que o corpo docente e técnico-administrativo se reuniu para o Encontro Pedagógico. Realizado anualmente, o evento funciona como uma espécie de abertura das atividades do calendário acadêmico. Conforme explicou a chefe do Departamento Acadêmico (DA), Edriane Teixeira, trata-se de um momento no qual os servidores diretamente ligados ao DA sentam para compartilhar experiências e discutir questões que resultem em melhores condições de aprendizagem para os alunos.

A programação foi aberta com o discurso do diretor-geral Carlson Lamenha e esteve dividida em três momentos. No primeiro deles, realizado na sala de vídeo, as pedagogas Elaine Costa e Rita de Cássia Tavares conduziram um bate-papo sobre práticas de ensino, instrumentos avaliativos construídos em sala de aula, interdisciplinaridade de conteúdos e integração do trabalho docente com os profissionais técnicos da área acadêmica. Logo depois, o coordenador de Apoio Acadêmico, Wcleuton Oliveira, apresentou algumas informações sobre o atendimento escolar domiciliar a estudantes impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde.

Palestra motivacional de Ilton Filho, especialista em Gestão de Pessoas com formação em Psicologia.O segundo momento do Encontro Pedagógico 2018, uma palestra motivacional, aconteceu no auditório do campus com a participação de estudantes do Ifal, além dos servidores. Minutos antes da palestra, durante o coffee break servido aos participantes do evento, o grupo musical ArtIfal Penedo fez uma breve apresentação.

A palestra foi ministrada por Ilton Filho, especialista em Gestão de Pessoas com formação em Psicologia. Lançando mão do ilusionismo como ferramenta didática para interagir com o público, o palestrante abordou o tema “Profissionais que dão show”. Ilton Filho apresentou uma série de pensamentos e comportamentos que, quando adotados pelas pessoas, potencializam a capacidade humana de tornar qualquer tipo de trabalho, inclusive o mecânico, em trabalho artístico. “Queiramos ou não, devemos saber que o único tipo de emprego remunerado que permanecerá disponível com o passar do tempo será o de tipo intelectual criativo”, destacou.

As atividades do Encontro Pedagógico foram encerradas, no turno da tarde, com a apresentação da Política de Assistência Estudantil do Ifal pela equipe do Campus Penedo. Cada profissional teve um momento para explicar ao corpo docente e técnico-administrativo presente o funcionamento das ações que integram a política e que visam à ampliação das condições de permanência dos alunos. A equipe de Assistência Estudantil do Ifal Penedo é atualmente formada por cinco servidores de distintas áreas: Ana Paula Cabral (técnica em enfermagem), Bárbara Guerreiro (psicóloga), Danielly Spósito (assistente social), Diogo Acrux (enfermeiro e coordenador da equipe) e Lidiane de Almeida (nutricionistas).

Homenagem ao professor Jackson Souto, ex-chefe do Departamento Acadêmico do Campus Penedo.Homenagem – Durante o evento, a equipe diretiva do Campus Penedo aproveitou a presença do professor Jackson Souto, ex-chefe do Departamento Acadêmico, para prestar uma simples homenagem em nome de todos os servidores. Ele vinha ocupando o cargo desde 2013, mas no ano passado se afastou da gestão para tratar da saúde. Com a aposentadoria concedida recentementehá poucos dias, encerrou efetivamente sua atuação no Ifal, instituição para a qual se dedicou por quase 24 anos.

A história do professor Jackson com o Ifal começou em 1968, quando ingressou na antiga Escola Industrial Federal de Alagoas para cursar o ginásio (atual ensino médio). Como aluno, permaneceu na instituição até 1974, após conclusão do curso técnico em Eletrotécnica. Vinte anos depois, ele retornaria à Escola Técnica Federal de Alagoas, hoje Campus Maceió, como docente efetivo do curso de Mecânica, no qual ministrou várias disciplinas técnicas até vir para Penedo.

Todas as fotos do evento estão disponíveis em álbum publicado na página do Ifal Penedo no Facebook.