Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ecopeba: bolsistas realizam intervenção e preparam evento em escola de Piaçabuçu

Projeto de extensão do Ifal Penedo surgiu com o intuito de levar temas relacionados à conscientização ambiental para Escola Estadual Correia Titara.

publicado: 13/10/2016 17h47, última modificação: 14/10/2016 07h32

O feriado de quarta-feira, 12 de outubro, foi de atividades de extensão para os bolsistas do projeto Ecopeba, desenvolvido pelo Campus Penedo, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Escola Estadual Correia Titara, em Piaçabuçu. As atividades aconteceram na praia do Peba e contaram com a participação de alunos do 3º ano do ensino médio da escola onde o projeto é realizado. O objetivo foi levar os estudantes para conhecerem o ecossistema marinho e observarem o ambiente sob uma ótica mais sustentável e consciente.

Na ocasião, houve uma aula prática, na qual se fez um resumo das intervenções já desenvolvidas pela equipe do Ecopeba. “Dessa vez, um dos pontos mais observados foi a degradação do mangue. Tivemos a oportunidade de mostrar aos estudantes a situação e explicar o porquê dela”, relatou o bolsista Rivis de Oliveira Santos Junior, aluno do 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente do Ifal. Em seguida, todo o grupo partiu para a coleta de lixo em cinco pontos do Peba.

Intervenção do projeto EcopebaEcopeba – O projeto de extensão surgiu com o intuito de levar temas relacionados à conscientização ambiental para a escola Correia Titara. “Vários estudos comprovam a importância da educação ambiental para que a população adquira uma percepção mais consciente sobre o mundo em que vive, de modo a ter melhor qualidade de vida e estabelecer o equilíbrio entre o ser humano e o meio”, justificou a aluna do técnico em Meio Ambiente, Lucélia Lima Farias, também bolsista do projeto.

A iniciativa tem como coordenadora a docente Selma Thais Bruno da Silva, hoje em atuação no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Da Ufal, a colaboração vem das estudantes do curso de Ciências Biológicas, Maria Carolina Lima Farias e Lúcia Vanessa Rocha Santos, e do aluno de Engenharia de Pesca, José Jarlan Rodrigues Ribeiro. O projeto conta ainda com a coorientação do professor da Ufal, Alexandre Ricardo Oliveira.

Semana do Meio Ambiente – Como parte das atividades do projeto, será realizada, entre os dias 19 e 21 de outubro, a Semana do Meio Ambiente. O evento foi uma alternativa encontrada pelos bolsistas e colaboradores para incluir no Ecopeba as turmas das demais séries da escola em Piaçabuçu. A programação envolverá alunos e professores de toda a unidade de ensino, com a realização de palestras, oficinas e plantio de mudas.

Nos três dias, as atividades acontecerão no período da manhã, das 9h às 12h. As palestras trazem como temas o lixo, ecossistema marinho e manguezal. Já nas oficinas, os participantes irão aprender sobre hortas verticais, produção de sabão ecológico e o plantio de mudas. “Espera-se que o evento possa despertar o interesse dos discentes no assunto e abrir seus olhos para uma visão mais sustentável de mundo”, destacou a bolsista Lucélia.

Além de pessoas do Ifal e da Ufal, a semana contará com a presença de profissionais do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e do Projeto Tamar, entre outras instituições envolvidas com a questão do meio ambiente na região.