Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Desafio de Lógica encerra programação do I EnLog no Ifal Penedo

Desafio de Lógica encerra programação do I EnLog no Ifal Penedo

publicado: 25/05/2018 19h26, última modificação: 26/05/2018 02h07

As atividades do I Encontro de Lógica (EnLog) do Campus Penedo foram encerradas, na tarde desta sexta-feira (25), com um desafio passado aos estudantes que previamente se inscreveram para participar da prova. Um total de 33 alunos respondeu as questões, que trouxeram desde problemas discursivos a lógico-matemáticos.

“Foram cinco questões para serem respondidas em até 60 minutos. Aqueles que mais pontuarem serão os ganhadores. No caso de empate no número de acertos, terá vantagem quem fez a prova em menos tempo”, explicou o professor Robson Andrade, membro da comissão organizadora do EnLog. A entrega da premiação aos cinco primeiros colocados ocorrerá somente na próxima semana.

Com diferentes níveis de dificuldade, os desafios de lógica funcionam como um passatempo ideal para se divertir e, ao mesmo tempo, aprimorar a lógica e exercitar a concentração. “Problemas de raciocínio são aqueles que, embora as premissas sejam conhecidas, as conclusões não são evidentes, exigindo assim atenção e concentração para sua solução. Encontrar soluções para esse tipo de problema exige uma combinação criativa da informação disponível e explora a capacidade de organizar ideias”, resumiu a equipe responsável pela atividade no evento do Campus Penedo.

EnLog – Planejado por quatro professores das áreas de Filosofia, Informática e Matemática – Rafael Ribeiro, Regivan Santos, Robson Andrade e Telmo Oliveira –, o evento nasceu da necessidade de despertar, no corpo discente e comunidade externa, o interesse no estudo da lógica e suas aplicações. Para a execução do projeto, foi montada uma comissão organizadora que inclui outros docentes e técnicos administrativos do campus.

O encontro passa a integrar o calendário de atividades acadêmicas do Ifal Penedo e a proposta inicial é que suas edições aconteçam a cada dois anos. Para a primeira, além dos idealizadores, trabalharam na organização do EnLog os servidores Alline Lamenha, Aline Alves, Andressa Nunes, Conceição Matos, Danielle Lima, Joallan Rocha, Lidiane Neves, Márcio Abreu, Márcio Gomes, Paulo Feitosa e Wellinghton Santos.