Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Curso reúne bolsistas, voluntários e orientadores de pesquisas do Campus Penedo

Curso reúne bolsistas, voluntários e orientadores de pesquisas do Campus Penedo

Primeiro encontro foi dedicado à socialização dos projetos em andamento na unidade de ensino.

publicado: 14/09/2016 14h32, última modificação: 14/09/2016 15h02
Atividades se estenderão até 04/10.

As atividades do curso “Introdução à Pesquisa: Diálogo entre as Ciências” começaram na noite de terça-feira (13), reunindo bolsistas e voluntários de projetos de pesquisa desenvolvidos no Ifal Penedo e os respectivos docentes e técnicos administrativos orientadores. Elaborado a partir da iniciativa de um grupo de servidores do campus, com o apoio da Coordenação de Pesquisa, o curso tem como objetivo dialogar sobre a diversidade de conhecimentos que direcionam o ato da pesquisa.

Conforme explicou a coordenadora da área, Danielly Spósito, a ideia é aproximar os estudantes do ensino médio das práticas de investigação científica. “Este ano, o Ifal Penedo teve 14 projetos de iniciação científica aprovados [até então, eram somente cinco] e há muito alunos e alunas integrantes que nunca tiveram contato com a área de pesquisa, ou seja, é algo completamente novo para esse público”, justificou, acrescentando que os conteúdos pensados trazem conhecimentos básicos que facilitam a trajetória dos estudantes como jovens pesquisadores.

O curso está dividido em dois módulos – Caminhos do Pesquisar e Estratégias de “Encontro” com o Conhecimento – e se estenderá até o dia 4 de outubro, às segundas e terças-feiras, das 18h às 21h, no miniauditório do Campus Penedo. O primeiro encontro foi dedicado à socialização dos projetos em andamento na unidade de ensino. Os próprios bolsistas e voluntários apresentaram o tema de cada pesquisa, o porquê de sua realização, a metodologia aplicada e os resultados esperados.

Para conferir as fotos do primeiro encontro do curso, acesse a página do Ifal Penedo no Facebook.