Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Conheça as artes vencedoras do concurso estudantil realizado pelo Campus Penedo

Conheça as artes vencedoras do concurso estudantil realizado pelo Campus Penedo

Propostas inscritas foram submetidas à avaliação técnica de uma banca e à votação da comunidade discente
publicado: 16/11/2022 12h23, última modificação: 16/11/2022 12h51

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo oficializa o resultado do concurso Desenhart Ifal, promovido pela unidade de ensino para selecionar três propostas de artes visuais de autoria dos estudantes, com foco nas temáticas: Diversidade Brasileira, Química Ambiental e Município de Penedo. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação (Ascom) da unidade de ensino e o Grêmio Estudantil Urso (Gestão 2022-2023).

O concurso recebeu a inscrição de quatro propostas que, inicialmente, foram submetidas à avaliação técnica de uma banca composta por servidores dos campi Penedo e Maceió. A etapa seguinte foi a votação da comunidade discente, realizada de forma on-line entre os dias 24 e 28 de outubro. No total, houve a participação de 155 alunos votantes.

A arte visual mais apreciada pelo público participante foi a do aluno Tacio de França Lopes com 84 votos, correspondendo a 54,2% do total. A vice-liderança ficou com a aluna Kaylhane Vasconcelos Brandão, que recebeu 27 votos (17,4%). Logo atrás, com uma diferença de apenas dois votos, o terceiro lugar ficou com o estudante Elder Emmanuel Pereira da Silva. Os 25 votos que ele recebeu representaram 16,1% do total. A proposta menos votada foi a da discente Maria Gabriely Barros Vieira Da Silva, com 12,3% (19 votos).

Conforme prevê o regulamento, os três trabalhos ganhadores serão impressos em adesivo plotter no formato 4,83 x 2,50 metros (largura x altura) e decorarão paredes internas, mais especificamente, na área de convivência e corredores. A previsão é que, até dezembro deste ano, essas artes componham o ambiente físico do campus, servindo de instrumentos de comunicação visual e expressão cultural. Além da visibilidade a ser dada a seus trabalhos, os vencedores receberão certificado.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves

Confira abaixo os detalhes da votação e das propostas vencedoras:

1º lugar: Tacio de França Lopes

“A ideia aborda não só os cursos ofertados pelo Ifal - Campus Penedo, sendo Meio Ambiente e Química no nível técnico e Química Industrial no nível superior, mas também atividades extracurriculares e a diversidade brasileira”.

2º lugar: Kaylhane Vasconcelos Brandão

“O tema escolhido foi diversidade brasileira. No desenho, quis ilustrar o Brasil como uma vila, onde, apesar de todos terem diferenças, permanecem juntos e unidos. O que seria incrível se acontecesse”.

3º lugar: Elder Emmanuel Pereira da Silva

“A imagem representa a resistência que lampião exerceu contra todos que o opuseram, sua pose faz alusão à famosa pose na qual Jesus Cristo é representado em diversas pinturas”.