Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Confira programação de acolhimento das novas turmas dos cursos integrados e subsequente

Atividades têm como objetivo promover uma melhor adaptação dos calouros à unidade de ensino.

publicado: 19/02/2020 10h53, última modificação: 20/02/2020 11h03

O ano letivo 2020 no Ifal Penedo terá início no dia 9 de março e a semana anterior será dedicada ao acolhimento dos novos alunos dos cursos técnicos integrados e subsequente ao ensino médio. Planejada pela Coordenação Pedagógica, em conjunto com os demais setores do campus, a programação especial acontece a cada ingresso de novas turmas, com o objetivo de promover uma melhor adaptação à unidade de ensino, antes de começarem as aulas.

Para as turmas matutinas e vespertinas dos cursos de Meio Ambiente e Química, as atividades acontecerão de 3 a 5 de março. No primeiro dia, mães, pais ou outros responsáveis legais deverão acompanhar os discentes, para conhecer a equipe gestora do campus e todos os professores das turmas de 1º ano, ficar a par de algumas normas, entre elas, as disciplinares, pedagógicas e de acesso ao refeitório, e ainda fazer um tour pela unidade de ensino, com visita aos laboratórios, biblioteca, salas de aula e refeitório. A programação desse dia será realizada das 8h às 11h30, para as turmas da manhã, e das 14h às 17h30, para as da tarde.

Já no dia 4 de março, todos os novos estudantes dos cursos integrados deverão estar presentes nos dois turnos para as atividades que incluem: explicação de normas didáticas; diálogo sobre bullying e cyberbullying; regimento discente; funcionamento da Coordenação de Registro Acadêmico (CRA); atividades de Pesquisa, Extensão e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi); palestra motivacional; e atuação da Assistência Estudantil e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

No último dia de acolhimento, das 7h às 11h50, todas as turmas de Meio Ambiente e de Química terão atividades específicas, nas quais será apresentada a matriz curricular de cada curso e realizada palestra sobre perspectivas, área de atuação e desafios do profissional dessas áreas. No período da manhã, também haverá um momento de interação entre os professores e alunos para que melhor se conheçam e com o grêmio estudantil, que explicará seu papel de representante dos interesses do corpo discente. A atividade com o grêmio se estenderá no turno da tarde, das 13h às 17h, com um debate no auditório, envolvendo todos os novos estudantes.

Subsequente – Para as turmas do curso técnico em Química da modalidade subsequente ao ensino médio, a semana de acolhimento contemplará mais dias de atividades, estendendo-se de 2 a 6 de março, sempre à noite das 19h às 21h, mesmo turno de aulas do curso. No primeiro dia, os calouros receberão as boas-vindas oficiais, no auditório, e conhecerão a equipe gestora do campus e o trabalho da Coordenação de Registro Acadêmico. Logo após, haverá palestra sobre o profissional da Química, com representantes de diferentes ramos de atuação. A noite será finalizada com a apresentação do projeto de extensão “Química é show”.

Nos dias seguintes, até 6 de março, as atividades incluirão o Suporte de Aprendizagem das disciplinas Português e Matemática. Desde o segundo semestre de 2019, que o programa foi estendido às novas turmas do curso subsequente como ação pedagógica para minimizar as defasagens de conhecimento nessas duas áreas, que servem de base para o desempenho em outras disciplinas. As aulas do suporte acontecerão das 19h às 20h40 e serão seguidas de atividades com as equipes pedagógica, de enfermagem, da Assistência Estudantil e do Napne, além do grêmio estudantil e da realização de um tour pela biblioteca e laboratórios do campus.

Para conferir a programação detalhada, clique nos links abaixo:

- ACOLHIMENTO DAS TURMAS 2020 DOS CURSOS INTEGRADOS

- ACOLHIMENTO DA TURMA 2020.1 DO CURSO SUBSEQUENTE