Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Conac: projetos de extensão do Ifal Penedo destacam conceito de sustentabilidade

As apresentações do Campus Penedo durante o Congresso Acadêmico totalizaram 34 ações de extensão, entre programas, projetos e cursos.

publicado: 22/08/2016 18h02, última modificação: 25/08/2016 16h28
Exibir carrossel de imagens Projeto dedicado à construção de aquecedor solar de baixo custo está entre as iniciativas apresentadas.

Assim como o IV Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), a V Mostra de Extensão do Ifal também integrou a programação do I Congresso Acadêmico (Conac), realizado entre os dias 17 e 19 de agosto, no Campus Palmeira dos Índios. As apresentações do Campus Penedo foram divididas em dois dias, totalizando 34 ações de extensão, entre programas, projetos e cursos.

Os trabalhos estão relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, sendo grande parte destinada ao desenvolvimento sustentável e à educação ambiental. São alguns exemplos os projetos intitulados “Sabão ecológico à base de óleos residuais de frituras”; “Penedo mais verde – adote uma árvore!”; “Reutilização de resíduos para alimentação de equinos”; e “Consumo consciente em pauta”. Os públicos alcançados incluem estudantes de escolas do ensino básico, moradores de bairros, povoados e população em geral.

É nesse contexto de sustentabilidade que também se encaixa o projeto apresentado pelas bolsistas Caroline Thays Alves e Leydiane Ferreira. Alunas do curso técnico em Meio Ambiente, elas desenvolveram modelos de aquecedor solar com materiais reutilizáveis e de baixo custo. Na construção dos aquecedores, foram aproveitadas placas de PVC, garrafas PET e tubos e conexões de canos.

“Os testes realizados comprovaram a eficiência das placas em gerar energia térmica capaz de aquecer água para banho em residências”, informou a estudante Leydiane Ferreira, acrescentando que, entre os itens analisados, estão a temperatura máxima registrada, a capacidade de absorção de energia e a potência obtida. O próximo passo do projeto é selecionar famílias para testar, no uso diário em suas residências, os aquecedores desenvolvidos nas etapas anteriores.