Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Comissão local apresenta Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito

Comissão local apresenta Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito

Documento foi elaborado pela comissão central do Ifal e norteará as ações de combate à evasão escolar nos campi.

publicado: 12/07/2017 19h30, última modificação: 17/07/2017 15h01

A Comissão Local do Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito (Peipe) reuniu, nesta quarta-feira (12), servidores do Campus Penedo para tratar de ações relacionadas à evasão de estudantes. No encontro, a professora e presidente da comissão local, Jeinny Christine Gomes, apresentou o plano elaborado pela comissão central do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que norteará a atuação dos grupos de trabalho criados nos campi.

O Peipe tem como objetivo geral diagnosticar as causas de retenção e evasão no Ifal, planejar e implementar políticas e ações administrativas e pedagógicas que ampliem as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes no processo educativo. Os dados que compõem o documento são referentes ao período de 2011 a 2014 e foram coletados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

No Campus Penedo, o levantamento foi realizado pela psicóloga Bárbara Guerreiro Barbosa, que entre 2015 e 2016 desenvolveu um projeto institucional de diagnóstico da evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Além de utilizar o Sistec como fonte de dados, a técnica administrativa aplicou questionários aos alunos regularmente matriculados e estudantes que evadiram dos cursos no referido período de quatro anos.

O plano apresentado foi elaborado no ano passado e, para 2017, a ideia é que os campi do Ifal trabalhem na sua execução por meio dos grupos locais formados. Dentre as atividades previstas, está a construção de um mapa diagnóstico que apresente as dificuldades de aprendizagem dos estudantes, relacionando a sua situação econômico-social, para que sejam estabelecidas as estratégias de acompanhamento.

A comissão do Campus Penedo é atualmente formada por seis docentes e uma técnica administrativa, que representam diferentes áreas: Jeinny Christine Gomes (Açúcar e Álcool), Cleyla Calheiros (Meio Ambiente), Marcos Oliveira (Química), Marcos Fabrício Alves (Ciências Exatas), Márcio Abreu (Humanidades), Carla Andrade (Linguística) e Danielly Spósito (Assistência Estudantil). “Outros servidores interessados também irão colaborar com esse processo. Para isso, serão criadas subcomissões que se dediquem a trabalhar ações específicas do plano”, explicou a presidente da comissão.