Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Comissão Eleitoral divulga resultados do primeiro turno
conteúdo

Notícias

Comissão Eleitoral divulga resultados do primeiro turno

No Campus Penedo, a eleição para direção-geral foi decidida em 1º turno. Já para o cargo de reitor do Ifal, haverá 2º turno.

publicado: 29/11/2018 17h21, última modificação: 03/12/2018 14h22

A Comissão Eleitoral central publicou, na tarde desta quinta-feira (29), o resultado do primeiro turno das eleições do Ifal, ocorrido na última quarta (28). Conforme a apuração, no Campus Penedo, foi eleito o professor Felipe Thiago Caldeira, com 38,01% dos votos. Os votos dos outros dois candidatos, Adriano Souza e Carlson Lamenha, somaram 36,43%. Para o cargo de reitor, haverá segundo turno entre Carlos Guedes e Givaldo Oliveira, uma vez que o percentual de votos do primeiro colocado não ultrapassou a soma dos demais. 

De acordo com o regulamento eleitoral, o prazo para interposição de recursos vai até 3 de dezembro e a homologação do resultado final ocorrerá no dia 5. CLIQUE AQUI para acesso a todos os resultados publicados pela Comissão Eleitoral central. O pleito do segundo turno está marcado para 12 de dezembro.

As normas que regulamentas as eleições nos institutos federais são definidas pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 (lei de criação dos IFs), e pelo Decreto nº. 6.986, de 20 de outubro de 2009, que traz regras para a escolha de dirigentes das instituições da Rede Federal de Educação ProfissionalCientífica e TecnológicaOs processos de consulta eleitoral nos IFs envolvem três segmentos (discentes, docentes e técnicos administrativos) e, de acordo com o artigo 12 da lei, é atribuído o peso de 1/3 (um terço) para cada segmento. Isso significa que o critério de escolha não é a quantidade total de votos recebidos pelo candidato, mas o percentual obtido em cada segmento.