Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Começam atividades da I Semana de Meio Ambiente

Começam atividades da I Semana de Meio Ambiente

A cerimônia de abertura contou com a participação de gestores da instituição e representantes da Prefeitura de Penedo, IMA e Codevasf.

publicado: 07/06/2016 12h39, última modificação: 09/06/2016 16h14
Exibir carrossel de imagens As atividades se estenderão até quinta-feira (9).

As atividades se estenderão até quinta-feira (9).

A I Semana de Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Penedo foi oficialmente aberta na manhã desta terça-feira (7), no auditório da unidade de ensino. A cerimônia contou com a participação de gestores da instituição e representantes da Prefeitura de Penedo, Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Na ocasião, o Coro Art Ifal, formado por alunos do Campus Penedo e coordenado pelo professor Sueudo Fernandes, cantou a música Riacho do Navio, de Luiz Gonzaga. Como parte da programação cultural, o grupo Cia Expressão, também composto por estudantes do campus, fez uma apresentação relacionada ao tema geral do evento: “Ambientalize-se, preserve a vida”.

Em seus discursos, os representantes do Poder Público municipal, IMA e Codevasf destacaram a importância do evento e da parceria que mantêm com o Ifal para a geração de oportunidades aos futuros técnicos em Meio Ambiente. Já a coordenadora do curso ofertado pelo Campus Penedo, Vera Núbia Farias, lembrou que a realização da Semana de Meio Ambiente atende um anseio antigo da comunidade interna. “É algo que vinha sendo pensado desde quatro anos atrás e agora em 2016, finalmente, conseguimos colocar a ideia em prática”, informou a docente.

O diretor-geral Carlson Lamenha destacou que o evento fortalece o papel do Instituto Federal de Alagoas na comunidade, enquanto instituição que oferta educação profissional na área de Meio Ambiente. “É nossa a responsabilidade de incentivar a reflexão e trazer para o município essa discussão ambiental. Esperamos que todos saiam daqui dispostos a ser multiplicadores”, concluiu.

Na palestra de abertura, a professora da Ufal, Juliana Jota Dantas, abordou o tema “Direito Fundamental à Água”.Palestra de abertura – Após a solenidade, a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Juliana Jota Dantas, abordou o tema “Direito Fundamental à Água”. Doutora em Direito e com trabalhos voltados para a área ambiental, a palestrante buscou mostrar a evolução do pensamento jurídico no sentido de considerar a água como um direito do ser humano reconhecido e positivado na esfera do direito constitucional de um determinado Estado (caráter nacional).

As atividades da I Semana de Meio Ambiente se estenderão até quinta-feira (9), com o objetivo de promover um espaço de conscientização, diálogo e reflexão crítica sobre o meio ambiente no âmbito regional. A programação inclui, além de palestras, minicursos, oficinas, exibição de documentários, manifestações culturais, exposição de artesanato e plantio de mudas.

Após a palestra de abertura, no período da manhã, foram realizados três minicursos: Gestão dos resíduos sólidos; A importância da Sociologia Ambiental como campo de pesquisa; e Normatização de trabalhos acadêmicos. À tarde, as atividades serão retomadas às 13h, com a exibição de documentário e a realização do minicurso Meio Ambiente na Constituição Federal de 88.

A partir das 14h, será ministrada a palestra “Destinação Adequada de Resíduos Sólidos em Alagoas” pela engenheira ambiental sanitarista, Regiane Lima. Em seguida, a partir das 15h, acontecem os minicursos Google Earth aplicado ao Meio Ambiente; A importância da Sociologia Ambiental como campo de pesquisa; TCC: como enfrentar esse “bicho papão”; e Normatização de trabalhos acadêmicos.

Clique aqui para conferir a programação detalhada.

Para ver fotos das atividades que marcaram o primeiro dia do evento, acesse a página do Ifal Penedo no Facebook.