Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Cerimônia de abertura, futsal e queimado marcam 1º dia de Jogos Internos

Cerimônia de abertura, futsal e queimado marcam 1º dia de Jogos Internos

Até sexta-feira, 26, as atividades letivas do Ifal Penedo se darão na quadra, no tatame e no tabuleiro de xadrez
por Lidiane Neves publicado: 23/08/2022 09h46, última modificação: 23/08/2022 14h13

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo começou a segunda-feira, 22, reunindo estudantes, egressos e servidores para uma semana inteira dedicada ao esporte. Até sexta-feira, 26, as atividades letivas se darão na quadra, no tatame e no tabuleiro de xadrez, com a realização dos Jogos Internos 2022. O evento está em sua 7ª edição, sendo retomado presencialmente este ano, após dois de suspensão devido à pandemia.

Desfile das equipes na cerimônia de abertura.A cerimônia de abertura aconteceu no Ginásio Estadual Padre Manoel Vieira, onde serão realizadas todas as partidas de futsal, handebol, voleibol, queimado e kung fu, sendo estas duas últimas modalidades inéditas nos Jogos Internos do Ifal Penedo. Quanto ao xadrez, as disputas têm como local o próprio campus.

“Este já era um evento muito esperado por nossa comunidade e, com a interrupção provocada pela pandemia, esta edição se tornou mais aguardada ainda”, destacou o diretor-geral da unidade de ensino, Felipe Thiago Souza, em sua fala oficial durante a abertura.

Além dos protocolos formais que um evento esportivo demanda – desfile das equipes participantes, Hino Nacional Brasileiro, discursos da equipe diretiva e leitura dos juramentos do atleta e da arbitragem –, a solenidade contou com apresentações de música e dança, organizadas e executadas por alunos, alguns deles integrantes do Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad), que está vinculado à Política de Assistência Estudantil.

No primeiro dia, foram ao todo 22 jogos de futsal e queimado.No decorrer do primeiro dia, as equipes femininas e masculinas entraram em quadra para as disputas no futsal e queimado. Foram, ao todo, 22 jogos de caráter classificatório de ambas modalidades. Para esta terça-feira, 23, estão previstas mais 20 partidas, incluindo o handebol, além de novas rodadas do futsal e queimado (CLIQUE AQUI para conferir a programação detalhada).

Evento integrador e educativo

Os Jogos Internos compõem o calendário letivo dos cursos presenciais, com a proposta de envolver toda a comunidade diretamente vinculada ao Ifal Penedo: estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados, subsequente e superior; servidores efetivos, substitutos e terceirizados; egressos e alunos remanescentes dos cursos de Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química, que ainda estão ativos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Ewerton Geraldo Silva Santos, aluno do 1º ano do curso técnico em Química.Aluno do 1º ano do curso técnico em Química integrado ao ensino médio, Ewerton Geraldo Silva Santos é um dos que vivenciam o campeonato pela primeira vez. “Apesar da experiência em jogos das escolas onde estudei, esse aqui é bem maior e eu estava cheio de expectativas para participar e também muito nervoso”, revelou o estudante, que afirmou estar disposto a entrar em quadra para representar sua turma no futsal, queimado, handebol e voleibol.

Maria Aparecida Soares de Menezes, aluna egressa.Disposição para jogar é o que também mostra ter a egressa do curso técnico em Meio Ambiente, Maria Aparecida Soares de Menezes. Na última edição presencial do evento, em 2019, a jovem estava no 2º ano. Nos dois seguintes, concluiu sua formação sem a chance de participar como aluna. “Não poderia deixar de estar aqui este ano. Gosto dos jogos do Ifal porque é esporte e é divertido. Dá também uma certa nostalgia do ambiente escolar e de competir para ganhar ponto nas disciplinas”, brincou Maria Aparecida.

Para o professor de Educação Física e coordenador do Apoio Acadêmico do Campus Penedo, Wcleuton Oliveira, trata-se de um evento integrador e também educativo, já que o esporte é uma atividade de linguagem corporal, através da qual se pode trabalhar valores humanos e a sociabilidade.

“Dentro dessa dinâmica do esporte, é como se a gente tivesse, dentro da quadra, um ambiente paralelo da vida, em que as emoções afloram. Dentro desse contexto, o esporte ensina, pois é possível aprender, por exemplo, a respeitar o outro, a ter tolerância com as diferenças, a ter mais empatia, a ganhar sem desrespeitar quem perdeu, a perder e saber que a decepção e a frustração fazem parte da vida”, concluiu o docente.