Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Candidatos a prefeito participam de sabatina sobre Meio Ambiente no Ifal

Candidatos a prefeito participam de sabatina sobre Meio Ambiente no Ifal

Organizado por docentes do Campus Penedo, evento teve como objetivo conhecer as propostas dos candidatos para a área ambiental.

publicado: 28/09/2016 18h36, última modificação: 30/09/2016 13h24

Com o auditório lotado de estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), candidatos à Prefeitura de Penedo participaram, na manhã de quarta-feira (28), de uma sabatina sobre a temática do Meio Ambiente. O evento foi organizado por uma comissão de docentes do Campus Penedo e teve como objetivo conhecer as propostas dos candidatos e buscar o comprometimento deles na solução de problemas relacionados à área ambiental.

Foram convidados os quatro pleiteantes ao cargo majoritário do município: Ivana Fortes Peixoto Toledo, José Valério da Silva (Zé Alves), Marcius Beltrão Siqueira e Raimundo Jorge Rosário Souza (Dr. Raimundo). Compareceram ao evento somente os candidatos Marcius Beltrão e Dr. Raimundo. O candidato Zé Alves justificou sua ausência por ofício enviado à comissão organizadora.

Ao abrir a sabatina, o professor Pablo Pinheiro, presidente da comissão, explicou os motivos que levaram à organização do evento, entre eles, a preocupação de docentes e estudantes do curso técnico de Meio Ambiente com relação à carência de políticas públicas municipais voltadas à questão ambiental. Destacou também o caráter propositivo, cordial e amistoso do evento voltado à comunidade interna do campus e aos técnicos já formados pela instituição.

Mediada pelo professor Hudson Canuto, a sabatina abordou a temática proposta em cinco questões previamente elaboradas pela comissão, tendo como foco os seguintes assuntos: Política Municipal de Meio Ambiente, Conselho de Meio Ambiente, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Promoção da Educação Ambiental e Promoção do Ecoturismo. O tempo máximo de resposta para cada pergunta foi de cinco minutos e a ordem de fala foi definida por sorteio.

Sabatina eleitoral sobre Meio AmbienteComo os candidatos não se opuseram à realização de perguntas da plateia, a comissão também abriu espaço para que os estudantes fizessem questionamentos por escrito. Ao todo, foram recebidas 12 perguntas, mas selecionadas somente três, utilizando como critérios o foco na temática ambiental e a possibilidade de os dois participantes responderem, já que houve perguntas direcionadas somente a um dos candidatos.

Ao final do evento, foi apresentado um abaixo-assinado com cerca de 600 assinaturas coletadas pelos alunos junto à população penedense, entre os dias 22 e 28 de setembro. O documento, lido pela aluna Carolina Jeffery, cobra do futuro prefeito a elaboração e o cumprimento de políticas públicas eficazes para o Meio Ambiente no município.

Na ocasião, os candidatos participantes da sabatina também assinaram uma carta compromisso relacionada ao abaixo-assinado. O termo ratifica o compromisso do futuro gestor de Penedo com a implementação da Política Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente e a criação de leis complementares e de unidades de conservação do município.

Além dos docentes Pablo Pinheiro e Hudson Canuto, fizeram parte da comissão organizadora do evento os professores Carlos Marcelo, Fernando Brito, Thaline Fontenele e Vera Núbia Farias.

Veja mais fotos do evento na página do Ifal Penedo no Facebook.