Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Campus Penedo inicia atividades do ProIfal 2018

Campus Penedo inicia atividades do ProIfal 2018

Cerca de 80 estudantes, que formam as duas novas turmas do programa, compareceram à aula inaugural nesta terça-feira (12).

publicado: 12/06/2018 19h12, última modificação: 13/06/2018 13h26

Esta terça-feira (12) foi dia de o Campus Penedo receber as duas turmas do ProIfal 2018. Entre os 80 selecionados, o que não faltou foi empolgação, seja pelo início do curso preparatório ou por eles já vislumbrarem a possibilidade de, no próximo ano, fazer parte do corpo discente do Ifal.

Esse foi o sentimento compartilhado pelo grupo de estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Irmã Jolenta, localizada no bairro Oiteiro. “Hoje estamos aqui começando nossa preparação para a prova e, se Deus quiser, da próxima vez, vamos dar entrevista como aprovadas”, brincou Joyciele, que compareceu à aula inaugural acompanhada dos colegas Halana, Cecília, Elisabete e Wagner.

No auditório, o coordenador do programa, Adriano Souza, explicou o funcionamento das atividades, abordando as diretrizes da extensão do Instituto, área à qual o ProIfal está vinculado. “É importante também frisar que esse curso é uma grande oportunidade para vocês e que é preciso ter foco para superar todos os obstáculos que surgirem. A mensagem é: não desistam diante de qualquer dificuldade ou quando tudo parecer difícil. Valorizem essa oportunidade”, ressaltou o docente.

Matheus Eduardo e sua mãe, Edilva Estácio.No que depender da mãe do estudante Matheus Eduardo Santos, ele será assíduo no curso até o último dia de aula antes do Exame de Seleção. “Quero muito que ele entre no Ifal, porque sei que é uma escola com um ensino muito bom. Aqui ele vai melhorar os estudos dele”, afirmou Edilva Estácio Santos, que reside no povoado Marituba do Peixe e tem o filho cursando o 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia.

O ProIfal é uma iniciativa de extensão voltada para estudantes da rede pública que pretendem ingressar nos cursos técnicos ofertados pelo Ifal na modalidade integrado ao ensino médio. As duas turmas formadas terão aulas uma vez por semana, às terças ou às quintas-feiras, das 14h às 18h15.

Os conteúdos, referentes às disciplinas que compõem o Exame de Seleção, serão ministrados pelos estudantes bolsistas do ProIfal: Wilson Neto (Português), Nívea Vitória Almeida (Matemática) e Vicente Moreira (Atualidades). A equipe apresentada atuará sob a orientação dos professores do Campus Penedo, Adriano Souza, Robson Andrade e Carlos Marcelo Gomes.

Além das informações passadas no auditório, as novas turmas conheceram fizeram um breve tour para conhecer alguns espaços do campus e conversaram com o diretor-geral, Carlson Lamenha. Na quinta-feira (14), às, 14h, será necessário que todos os selecionados compareçam novamente ao auditório, para participar do simulado que avaliará o nível de conhecimento de cada estudante nas disciplinas a serem trabalhadas ao longo do curso.