Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Campus Penedo comunica a suspensão oficial do calendário acadêmico devido à greve

Medida tem efeito retroativo a 5 de abril e abarca os cursos presenciais de nível médio e superior e a pós-graduação a distância
publicado: 22/04/2024 10h36, última modificação: 22/04/2024 10h36

A Direção-Geral do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo comunica a suspensão do calendário acadêmico da unidade de ensino. Na RESOLUÇÃO publicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ifal, a medida tem efeito retroativo a 5 de abril e abarca os calendários letivos de 2024, referentes aos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química (integrado e subsequente), ao curso superior em Química Industrial e ao curso de especialização em Educação Ambiental e Cultural.

A decisão foi tomada em resposta à adesão dos docentes e técnicos administrativos à greve da Rede Federal de Educação, definida em assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal). A paralisação teve início no dia 3 de abril e tem como principais reivindicações a reestruturação da carreira dos servidores, recomposição salarial e orçamentária, revogação de normas prejudiciais à educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro, além do reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Segundo informou o diretor-geral do Campus Penedo, Felipe Thiago Souza, a suspensão do calendário busca minimizar os impactos ao conjunto das atividades de ensino, diante do cenário de incerteza quanto ao retorno à normalidade acadêmica. As discussões para a deliberação envolveram as coordenações dos cursos e o comando local de greve. A gestão seguirá acompanhando a situação da greve e se coloca à disposição das comunidades interna e externa para esclarecimentos.

Vale lembrar que, durante o período de paralisação, os serviços considerados essenciais e inadiáveis estão mantidos. Uma lista detalhada será divulgada em breve, em publicação conjunta com a reitoria do Ifal, após negociações com o comando geral de greve. Em caso de dúvidas, para falar com a recepção do Campus Penedo, a unidade disponibiliza o número de WhatsApp: (82) 99115-9962. Para contato direto com a Direção-Geral, o telefone é (82) 98113-9211.