Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Biblioteca virtual amplia acesso ao universo da informação

Biblioteca virtual amplia acesso ao universo da informação

Ifal disponibiliza acesso gratuito à plataforma Pearson para estudantes e servidores, desde 2016.

publicado: 10/05/2018 12h30, última modificação: 10/05/2018 13h12
Exibir carrossel de imagens Usuários podem acessar plataforma online quando e de onde quiserem.

Usuários podem acessar plataforma online quando e de onde quiserem.

Ao não encontrar na biblioteca do Campus Penedo um livro sobre Química Ambiental, o que era para ser uma frustração se transformou na descoberta de um universo online que fez o aluno Daniel Feitoza, do 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente, navegar em mares de informação antes desconhecidos. O universo em questão se chama Biblioteca Virtual Pearson e está gratuitamente acessível a estudantes e servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), desde abril de 2016.

“Embora disponível há cerca de dois anos, a gente percebe que ainda existe um bom número de pessoas da comunidade interna que não acessam a plataforma, seja por falta de hábito em ler livros no formato digital ou até mesmo por desconhecimento”, avalia a bibliotecária do Ifal Penedo, Luzia Oliveira, que sempre informa a existência da biblioteca virtual ao público que visita o acervo do campus.

O acesso à Pearson é fácil e ocorre por meio do site institucional, no link Bibliotecas Virtuais, localizado na parte inferior da página. Após clicar no link, basta inserir login e senha, os mesmos cadastrados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), no caso de estudantes, ou nos Sistemas Integrados de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e de Gestão de Recursos Humanos (SigRH), caso o usuário seja docente ou técnico administrativo (CLIQUE AQUI para conferir o passo a passo).

Informado pela bibliotecária do Ifal Penedo, o aluno Daniel Feitoza descobriu a plataforma digital ao não encontrar livro na unidade do campus.A partir daí, é possível conectar-se a uma variedade de títulos de livros, sem restrição de lugar físico, horário de funcionamento do serviço, quantidade de exemplares e prazo de devolução. “Depois de meu primeiro acesso, me tornei navegador assíduo, principalmente, por encontrar livros de diferentes áreas do conhecimento, e não apenas aquelas relacionadas aos cursos presenciais do Ifal”, destaca o aluno Daniel, que atualmente está envolvido em um projeto de pesquisa sobre turismo cultural e faz uso constante da ferramenta online para ler conteúdos ligados à temática.

Conforme explica Luzia Oliveira, a limitação de títulos disponíveis nas bibliotecas convencionais dos campi acontece porque a prioridade é atender as ementas dos cursos técnicos e superiores ofertados nas unidades. “Por isso que o espaço virtual é importante, não apenas por oferecer uma bibliografia complementar aos conteúdos dos cursos presenciais, mas também por dar acesso amplo à leitura de livros de outras tantas áreas do conhecimento”, ressalta a bibliotecária.

Natanael Nascimento conta com a biblioteca virtual para estudar conteúdos da área de Direito.Para o aluno Natanael Nascimento, do 4º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool, por exemplo, o acesso à Pearson tem sido imprescindível em sua rotina de estudos para concursos públicos. “Preciso ler muita coisa relacionada à área de Direito e os livros são muito caros para mim. Então, se não fosse a biblioteca virtual, meu estudo ficaria limitado”, afirma o estudante, que também destaca o fato de conseguir estudar em casa os conteúdos digitais, no tempo dele, sem se preocupar em ter que devolver o livro na data estabelecida.

Segundo as regras da biblioteca da unidade de ensino, cada estudante pode solicitar o empréstimo de, no máximo, dois livros por um período de até 14 dias. "É possível renovar o prazo por igual período, desde que não haja outras pessoas interessadas nas obras", acrescenta a bibliotecária. No caso de docentes, o limite é de quatro livros por até 21 dias, também com possibilidade de renovação do prazo, nas mesmas condições.

Recursos - A biblioteca virtual dispõe de mais de 4 mil títulos sem restrição de acesso aos usuários, que podem fazer suas consultas do computador, notebook, tablet ou smartphone, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, desde que conectados à internet. Além de visualizar os conteúdos, é possível marcar o texto, fazer anotações eletrônicas, selecionar os livros favoritos e imprimir algumas páginas.