Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Biblioteca do Ifal Penedo disponibiliza serviços online
conteúdo

Notícias

Biblioteca do Ifal Penedo disponibiliza serviços online

Para utilizá-los, é necessário que o usuário cadastre uma senha específica no SIGAA.

publicado: 18/12/2018 14h06, última modificação: 18/12/2018 18h44

A biblioteca do Campus Penedo já disponibiliza alguns serviços online referentes ao seu acervo físico. Para utilizá-los, é necessário que o estudante, docente, técnico administrativo ou servidor terceirizado cadastre uma senha específica no SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Caso a pessoa ainda não tenha cadastro na biblioteca, é necessário dirigir-se até o setor e preencher uma ficha de inscrição (confira abaixo o passo a passo).

A partir do cadastro online no SIGAA, é possível pesquisar material no acervo e renovar empréstimos por até duas vezes, sem ir até a biblioteca do campus. Na pesquisa online de material, o usuário deve especificar que a busca é na unidade de Penedo. Caso contrário, os resultados incluirão os acervos de todos os campi do Ifal.

De acordo com a bibliotecária Luzia Oliveira, tais serviços online tornaram-se possíveis devido à catalogação no SIGAA de mais de 90% dos livros que compõem o acervo local. “Até então, conseguimos inserir no sistema um total de 1.500 títulos e 2.918 exemplares”, informou a servidora, referindo-se ao resultado do esforço empreendido desde junho de 2017 pela equipe do setor, formada por ela e o auxiliar de biblioteca, Lucas Matheus Santos.

Para incentivar a utilização dos serviços online, a biblioteca receberá mais um computador. O equipamento será para uso exclusivo das funcionalidades do módulo biblioteca no SIGAA. “Por enquanto, os serviços estão restritos à consulta de cadastro, busca de material e renovação de empréstimo, mas futuramente o usuário poderá também fazer reserva online, agendar orientação sobre normas para trabalhos acadêmicos, emitir documento de quitação (nada consta), entre outros serviços.

CLIQUE AQUI para conferir como se cadastrar para utilizar os serviços online da biblioteca.