Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Auto Natalino do Ifal encanta comunidade penedense

Auto Natalino do Ifal encanta comunidade penedense

A praça Barão de Penedo lotou para ver o teatro, a música e a dança se unirem e contarem a história do nascimento de Jesus.

publicado: 18/12/2017 15h18, última modificação: 19/12/2017 11h07
Exibir carrossel de imagens Espetáculo abriu oficialmente a programação natalina da cidade.

Espetáculo abriu oficialmente a programação natalina da cidade.

Em um cenário cuja beleza já é própria da cidade, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) levou para o centro histórico de Penedo o Auto de Natal “Em busca da alegria”, abrindo oficialmente a programação natalina local, na noite de sexta-feira (15). A praça Barão de Penedo lotou para ver o teatro, a música e a dança se unirem e contarem a história do nascimento de Jesus, segundo a tradição Cristã.

Antes de chegar ao palco montado em frente à prefeitura, o elenco formado por estudantes do Ifal Penedo, pessoas da comunidade e artistas locais se concentrou na praça Jácome Calheiros (coreto) e saiu em cortejo convidando a população até o local do espetáculo, onde grande parte da plateia já aguardava ansiosa. “Trabalho aqui no centro e vi o grupo ensaiando durante a semana, então aqui estou com minha família para ver o resultado”, disse o advogado Anderson Vignoli, que assistiu ao Auto Natalino acompanhado da mulher e seus quatro filhos.

O advogado Anderson Vignoli assistiu ao Auto Natalino acompanhado da mulher e seus quatro filhos.Com direção artística de Berg Farias, coreografias de Gisela Marinho e produção executiva de Beatriz Pereira e Val Tavares, o espetáculo abordou o ciclo Natalino através da imaginação e pureza da infância. “Buscamos passar a mensagem de que nunca devemos deixar a criança interior morrer, deixar de acreditar em um mundo melhor, e que o riso e a alegria são início da oração”, explicou Berg Farias.

Na narrativa construída, o grupo conseguiu integrar a história do nascimento de Jesus, a partir da visão dos três reis magos, com elementos culturais marcados pela tradição e também pela contemporaneidade. Além da dramatização em cena, houve espaço para a música do Coral Artifal Penedo e das meninas pastorinhas e para a dança contemporânea e dos grupos de coco de roda e de hip hop. “O respeito às diferenças religiosas, às crenças, às cores, enfim, à diversidade do mundo também foi algo trabalhado no espetáculo”, afirmou Berg Farias.

Natal Luz – A apresentação do Auto Natalino resulta de mais uma edição do Natal Luz de Penedo, promovido pelo Ifal em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento começou em 2013, com uma encenação no Teatro Sete de Setembro e, no ano seguinte, expandiu-se para as ruas do centro histórico do município. Foi realizado sucessivamente até 2015 e retomado este ano, somando quatro edições.

Para ver mais fotos do Auto Natalino, acesse o álbum publicado na página do Ifal Penedo no Facebook.