Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ambientalista e escritor Ailton Krenak ministrará palestra a convite do Neabi do Ifal Penedo

Evento ocorrerá virtualmente no dia 17 de março, às 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do campus no YouTube
publicado: 07/03/2023 09h06, última modificação: 10/03/2023 07h17

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo realizará, no dia 17 de março, às 9h30, uma palestra com Ailton Krenak, escritor e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. O evento ocorrerá de forma virtual com transmissão ao vivo pelo canal do Ifal Penedo no YouTube.

A docente Eliza Vianna, vice-coordenadora do Neabi, explica que a atividade foi pensada como formação pedagógica para educadores e servidores do Ifal, mas é aberta ao público em geral. Para quem tiver interesse em receber certificado de participação, é necessário realizar inscrição prévia, até o dia 16 de março, pelo formulário: https://abre.ai/neabikrenak.

A ideia é abordar a forma como a cultura brasileira é vista e construída, a influência do eurocentrismo nessa construção cultural, como funciona o modelo educacional vigente e como é pensada a educação para o futuro. “No Brasil, desde as invasões europeias e as incursões jesuíticas, a educação e a cultura têm se confundido com um processo de poda e tutela do sujeito que hoje chamamos educando. Pela tutela e o controle dos corpos, nasceria a civilização, dando a entender que, para muitos, a cultura é algo separado da natureza e nasce pela castração do desejo e de uma negação dos passados que não sejam eurocentrados”, apresenta o texto da proposta do evento.

"Falar de futuro da escola, atualmente, costuma despertar um imaginário povoado de inteligências artificiais e tecnologias de ponta que colaboram para um cenário de colapso da natureza, vista apenas como recurso a ser explorado. “Como contraponto, sentimos ser urgente apontar as ambivalências desse modelo educacional. Afinal, é possível pensar cultura sem pensar castração? Onde, de fato, começa a cultura? Como outras vivências culturais pensam a natureza do processo de aprendizado? Qual seria uma escola do futuro?”, segue o texto elaborado pela equipe do Neabi, para pontuar algumas das questões que serão discutidas durante a palestra de Ailton Krenak.

Sobre o palestrante

Nascido em 1953, Ailton Krenak organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, é comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e Doutor Honorário (Doctor Honoris Causa) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG). Como escritor, Krenak é autor de “Ideias para adiar o fim do mundo” (2020), “A vida não é útil” (2020), “O amanhã não está à venda” (2020) e “Futuro ancestral” (2022).

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves