Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Alunos de escola municipal visitam Ifal Penedo e conhecem opções de curso de forma lúdica

Turma de 9º ano da Escola Barão de Penedo interagiu em atividades organizadas por equipes de projetos de extensão
por Lidiane Neves publicado: 18/05/2023 17h09, última modificação: 18/05/2023 17h09

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo recebeu nesta quinta-feira, 18, estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barão de Penedo. O objetivo da visita solicitada pela escola foi incentivar a turma a participar do próximo processo seletivo de cursos técnicos do Ifal, a partir do contato com a estrutura física do campus.

“É uma iniciativa importante para motivá-los para o estudo, mostrando que a conclusão do ensino fundamental é apenas uma etapa e que há muito caminho de uma vida estudantil pela frente”, disse o vice-diretor da escola municipal, Enaldo Zacarias, ao acompanhar os adolescentes. Segundo ele, a escolha do Ifal para essa ação se deu pelo fato de ver a instituição federal como um modelo de educação que vai além do ensino em sala de aula, com oportunidades de desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal desde o ensino médio.

Na unidade de ensino, além do acesso aos espaços de aprendizagem e vivência, os visitantes puderam conhecer, de uma forma diferenciada, as duas opções de curso integrado ao ensino médio ofertadas no Campus Penedo. A recepção especial ficou a cargo das equipes de dois projetos de extensão, que desenvolveram atividades lúdicas, possibilitando ao público-alvo ter uma ideia sobre as formações técnicas em Meio Ambiente e em Química.

Meio Ambiente em Ação

Da área ambiental, o projeto que interagiu com os alunos visitantes foi o “Meio Ambiente em Ação – Conheça o Sisnama”. A iniciativa resulta de um projeto de ensino realizado no ano passado, no formato minicurso, sob a orientação da professora Maira Egito. Voltado para os próprios estudantes do Ifal Penedo, o projeto buscou aprofundar conhecimentos sobre o conjunto de órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal responsáveis pela proteção ambiental no Brasil.

“Atualmente, são os alunos que participaram do minicurso que estão ampliando o alcance desse conteúdo para o público externo como ação de extensão, o que também colabora para a divulgação de nosso campus em outras escolas da cidade”, destacou Maira Egito. A base das atividades do projeto é a ludicidade, ou seja, é por meio de jogos construídos pelos sete estudantes extensionistas que o conhecimento sobre Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) é trabalhado.

Na visita da Escola Municipal Barão de Penedo, os jogos colocados em prática foram a Corrida Problemática, para que os participantes descobrissem o nome do órgão responsável pelos problemas apresentados, e o Ludo, jogo de tabuleiro com foco na identificação e definição dos órgãos que integram o Sisnama.

Química é Show

Assim como em outras visitas já recebidas pelo Ifal Penedo, o projeto de extensão “Química é Show” mostrou para o público desta quinta-feira, 18, como o aprendizado de conteúdos envolvendo elementos, soluções e reações químicas pode ser divertido. Sob o olhar curioso e atento da plateia no auditório, quatro das alunas que compõem a equipe do projeto apresentaram experimentos de forma lúdica, descomplicando assuntos dessa área do conhecimento.

Coordenado desde 2018 pela professora Elisangela Santos, o Química é Show nasceu em 2016 e vem sendo executado anualmente, sempre por meio dos editais da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Nos últimos dois anos, passou a também contar com o apoio financeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, através do Programa SBPC Vai à Escola. O aporte viabilizou a ampliação territorial das ações, que passaram a alcançar um número maior de municípios alagoanos no entorno de Penedo.

Tour pelo campus

A apresentação das instalações físicas do Ifal Penedo foi conduzida pelo coordenador de Apoio Acadêmico, Wcleuton Oliveira. Os ambientes visitados incluíram os espaços de aprendizagem e vivência de quem estuda no campus, como salas de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório, área de convivência e setores ligados à Assistência Estudantil.

Ao final da visita, Maria Júlia Silva dos Anjos, de 14 anos, que afirmou não saber ainda qual curso escolher no processo seletivo, manifestou uma certeza: a de querer ser aluna do Ifal Penedo. A estudante contou que sempre ouviu a mãe falar bem do instituto, mas nunca teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o campus na cidade onde reside. “Estou encantada com tudo o que conheci aqui, especialmente, os laboratórios de Informática, Química, Física e Matemática”, disse a adolescente, já decidida a ingressar em uma das formações técnicas integradas ao ensino médio.

Para as escolas com interesse em agendar visitas ao campus, a orientação é que entrem em contato com o Departamento de Ensino através do e-mail de.penedo@ifal.edu.br.