Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aluno do Ifal Penedo tem poema selecionado em concurso literário nacional

Aluno do Ifal Penedo tem poema selecionado em concurso literário nacional

Produção poética de Cassio Henrique Feitosa dos Santos foi classificada para publicação em livro.

publicado: 28/05/2019 14h43, última modificação: 02/05/2024 15h10

O aluno do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, Cassio Henrique Feitosa dos Santos, foi selecionado pelo Concurso Nacional Novos Poetas e terá o poema “Mil versos exclamo ao mundo” publicado em livro. O texto de autoria do estudante ficou entre os 250 primeiros colocados do concurso realizado pela Vivara Editora Nacional, que registrou um total de 2.152 inscritos.

A notícia de que seu poema fará parte da obra “Antologia Poética, Poesia Livre 2019” chegou ao aluno por e-mail, mas a lista dos classificados encontra-se publicada no site www.poesialivre.com.br. “Soube do concurso nas redes sociais e resolvi inscrever dois poemas. Mesmo desejando ganhar, fiquei surpreso quando a editora entrou em contato para avisar minha classificação”, contou feliz o estudante, que cursa o 3° ano do técnico em Meio Ambiente.

Hoje com 17 anos de idade, o gosto de Cassio Henrique pela escrita poética vem desde os 11. Para o jovem, tentar expressar sentimentos com palavras é uma espécie de refúgio da vida cotidiana. “Sempre gostei de escrever poesias, poemas, crônicas, mas não sou uma pessoa que curte estar em evidência. Então, nunca fui de mostrar o que escrevo para muitas pessoas”, disse, acrescentando que algumas atividades em sala de aula, o acesso à biblioteca do campus e a participação na I Feira de Literatura e Linguagens do Ifal (Flifal) o fizeram mudar de ideia.

“Nas aulas de Língua Portuguesa, ao estudar a importância de alguns poetas para a mudança de visão da sociedade, comecei a me interessar mais pela leitura de obras disponíveis na biblioteca, produzi algumas poesias para um trabalho de educação ambiental e me senti motivado a participar do concurso literário da Flifal, o meu primeiro”, relatou Cássio, que na Feira realizada pelo Campus Penedo, em outubro do ano passado, ficou entre os finalistas, conquistando o terceiro lugar da categoria crônica.

Novos Poetas 2019 - Com inscrições encerradas no início de abril deste ano, o concurso foi aberto a todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. O tema foi livre, assim como o gênero lírico escolhido. Segundo informações da Vivara Editora, o certame está entre os mais destacados concursos literários da língua portuguesa, sendo reconhecido como uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural. A iniciativa conta com o apoio cultural da Revista Universidade.

CLIQUE AQUI para ler o poema de Cassio Henrique selecionado pelo concurso.