Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aluna se classifica para 3ª fase da OAM e participa de treinamento

Aluna se classifica para 3ª fase da OAM e participa de treinamento

A seleção da estudante para o treinamento resulta da nota obtida por ela na segunda etapa da Olimpíada Alagoana de Matemática 2016.

publicado: 10/10/2016 17h44, última modificação: 11/10/2016 11h11
Paula Geovana em registro com o ex-colega do Ifal, Alisson Martins Silva, medalha de prata na OAM 2014.

Classificada para a terceira e última fase da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), a aluna do Ifal Penedo, Paula Geovana Gomes da Silva, também foi selecionada para participar de um treinamento na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca. O curso, realizado em três encontros, será finalizado na sexta-feira (14). A seleção da estudante para o treinamento resulta da nota obtida por ela na segunda etapa da OAM 2016.

Dirigida a alunos do ensino fundamental e do ensino médio, este ano, a OAM passou a adotar as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) para classificar os participantes. Para o nível 3, que engloba alunos matriculados em qualquer série do ensino médio, a primeira etapa aconteceu em junho e a segunda em setembro. Já a terceira fase está marcada para os dias 22 e 23 de outubro. A prova será discursiva, composta de três problemas para resolver em cada dia. No Campus Penedo, a participação de alunos nas duas olimpíadas é coordenada pelo professor Tiago Marinho.

Paula Geovana é aluna do 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio e esta não é a primeira vez que participa de olimpíadas na área de Matemática. Em 2012, ela ganhou medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e menção honrosa nos anos 2014 e 2015. Na OAM, em 2014, também recebeu menção honrosa.

“Tenho afinidade com disciplinas da área de Exatas. Só gostaria de ter mais tempo para me dedicar a essas olimpíadas e alcançar resultados melhores”, afirma a estudante, que atribui o interesse por essas competições ao incentivo dos professores e do ex-colega de Ifal, Alisson Martins Silva, medalha de prata na OAM de 2014. Alisson foi aluno do curso técnico em Açúcar e Álcool e hoje é graduando de Engenharia Química, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Este ano, além da Olimpíada Alagoana de Matemática, Paula Geovana vem participando da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), cuja segunda e última fase foi realizada no dia 24 de setembro. O resultado ainda não foi divulgado.