Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aluna do Campus Penedo participará de revezamento da Tocha Olímpica
conteúdo

Notícias

Aluna do Campus Penedo participará de revezamento da Tocha Olímpica

Eloyza dos Santos Santana, estudante do curso técnico em Meio Ambiente, conduzirá a chama no dia 29 de maio, a partir da cidade sergipana de Propriá, na divisa com Alagoas.

publicado: 09/05/2016 17h01, última modificação: 10/05/2016 11h33
Exibir carrossel de imagens Chama Olímpica passará por seis cidades alagoanas.

Chama Olímpica passará por seis cidades alagoanas.

Em curso no Brasil desde o dia 3 de maio, o revezamento da Tocha Olímpica contará com a participação de uma aluna do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Penedo. Eloyza dos Santos Santana, estudante do curso técnico em Meio Ambiente, conduzirá a chama no dia 29 de maio, a partir da cidade sergipana de Propriá, na divisa com Alagoas.

Indicada por familiares, Eloyza teve a sua história aceita e publicada no site do evento e, posteriormente, selecionada pelos patrocinadores dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Estou muito feliz e ansiosa, porque vejo como uma oportunidade única na minha geração. Levam-se anos para que as Olimpíadas voltem a acontecer em um mesmo país e, futuramente, poderei dizer que fiz parte de uma delas conduzindo a Tocha”, afirmou a estudante.

A história que ajudou a aluna do Ifal a ser selecionada tem relação direta com o esporte. “Desde pequena, sentia muitas dores nas pernas e nenhum médico conseguiu diagnosticar as causas exatas e indicar o melhor tratamento. Foi então que o esporte surgiu para mudar a minha vida”, conta Eloyza, que aos 8 anos de idade conheceu o Karatê e se apaixonou pela modalidade.

Eloyza conduzirá a chama no dia 29 de maio, a partir da cidade sergipana de Propriá, na divisa com Alagoas.

Além livrá-la das dores que a incomodavam, o Karatê a ajudou a construir uma trajetória esportiva. Hoje com 15 anos, a estudante é faixa marrom, no estilo Shotokan, e sua participação em campeonatos já lhe rendeu algumas medalhas. “Entre 2011 e 2013, fui campeã penedense, alagoana e da Copa Rio São Francisco”, relata orgulhosa a atleta, que também já foi convidada para campeonatos nacionais, mas nem sempre consegue competir por falta de patrocínio.

Eloyza sempre treinou em Penedo e, há cinco anos, é assistida pelo Centro Lygia Toledo, instituição de apoio educativo, social e esportivo a crianças e jovens do município, mantida pela usina Paisa.

Tocha - O revezamento foi iniciado em Olímpia, na Grécia, 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. De lá, a chama viajou até o Brasil, onde começou sua trajetória rumo ao Rio de Janeiro, cidade-sede desta edição do evento. Em solo alagoano, a Tocha passará pelas cidades de São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Maceió, Murici e União dos Palmares, entre os dias 29 e 30 de maio.